Vale e lideranças discutem na Câmara de Ipatinga criação de linha férrea
Publicada em 10/04/2008 17:33
A Câmara Municipal de Ipatinga recebeu na última sexta-feira, 04/03, o terceiro debate acerca da possível criação de uma nova linha ferroviária na Cidade. Na ocasião, a Companhia Mineradora Vale (antiga Vale do Rio Doce) apresentou o projeto e discutiu os possíveis efeitos por ele produzidos.
O encontro contou com as participações de dirigentes da própria Vale, do superintendente geral da Usiminas, Romel Erwin de Souza, da Comissão de Trânsito Urbanização e Meio Ambiente da Câmara, presidida pelo vereador Célio Aleixo (PMDB), do Prefeito Sebastião Quintão (PMDB), de lideranças religiosa, educacional e comunitária do Vila Ipanema, Bairro diretamente ligado à discussão, além do vereador Lauro Botelho (PMDB).
Na ocasião, a empresa multinacional apresentou e discutiu a atuação direta da 3ª linha ferroviária no Município, ouvindo da comunidade os pleitos reivindicados. A intenção da Vale é construir uma nova ferrovia de dez quilômetros (10 km), que se estenderia do Shopping do Vale do Aço até o Aeroporto da Usiminas, em Santana do Paraíso.
Atualmente, a Região possui a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que abriga duas linhas ferroviárias desde 1976, e por onde passa 25% da carga nacional de importação e exportação, segundo números da própria Vale.