Representante da Autotrans apresenta ao Legislativo as regras do sistema de bilhetagem eletrônica
Publicada em 24/04/2008 18:18
Atendendo a uma convocação do Vereador e Presidente da Comissão de Transporte e Trânsito do município Célio Aleixo (PMDB) juntamente com o Parlamentar Eli Rodrigues (PTB), foi realizada uma reunião com representantes da empresa Autotrans na Câmara de Ipatinga, a fim de esclarecer o funcionamento do novo sistema de bilhetagem eletrônica.
Os esclarecimentos foram feitos na tarde desta quinta-feira, 24, aos vereadores, e contou também com a presença do secretário da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA) Eduardo Rodrigues.
Na reunião foram abordados todos os procedimentos de como utilizar os cartões e as vantagens que possam facilitam o cidadão em seu dia a dia.
O Analista da Autotrans Ramon Siqueira, explicou que o serviço já é aplicado em várias capitais e cidades de todo país, segundo o analista as explicações quanto às vantagens do uso de bilhetagem eletrônica no transporte público podem ser definidas como:
Facilidade: o fácil manuseio para liberação da catraca, basta aproximar o cartão do validador.
Segurança: o simples fato de não precisar levar dinheiro para o transporte público, diminuindo assim o risco de assaltos.
Agilidade: por não necessitar da utilização de determinadas quantias em dinheiro, naturalmente não será preciso esperar para receber o troco.
Economia: o processo é semelhante à de um cartão de celular, se o cidadão, por ventura, perder o cartão de transporte, não perderá os créditos contidos no mesmo, pois poderá ser solicitado o bloqueio, em seguida serão repassados os créditos para um novo cartão, quando solicitar uma segunda via.
Comodidade: por fim a comodidade será disponibilizado um site de vendas via internet, onde as empresas e os usuários comuns poderão fazer as solicitações de recarga de créditos, apenas preenchendo as informações pedidas. O sistema fornecerá o boleto bancário para efetuar o pagamento, após a compensação, os créditos estarão disponíveis.
Como funciona a bilhetagem eletrônica:
Primeiramente cabe a informação de que, o cobrador continuará realizando a cobrança da tarifa em dinheiro ou vale transportes antigos, para aqueles que ainda não possuírem o cartão eletrônico. O cobrador informará todos os locais de compra destes cartões, além de avisar sobre o itinerário dos ônibus, pontos de paradas as pessoas que tiverem dúvidas.
De acordo com Ramon Siqueira e com as informações do próprio panfleto da Empresa de Transporte, serão disponibilizadas cinco modalidades de cartões, são elas:
AUTOPASS Vale Transporte: são aqueles destinados aos trabalhadores vinculados a empresas da região, a recarga dos cartões poderá ser feita no próprio ônibus (Recarga a Bordo). Os dados do cadastro serão fornecidos pela empresa do trabalhador. Ao se desligar da empresa, o empregado deverá devolvê-lo ao empregador.
AUTOPASS Cidadão: destinado a qualquer pessoa, a recarga poderá ser feita dentro do ônibus ou nos postos de vendas ainda a confirmar. Para se cadastrar, basta comparecer ao Posto de Cadastramento com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
AUTOPASS Estudante: substitui antigos passes escolares feitos em papel. Para se cadastrar, deve comparecer aos postos credenciados portando cópia da RG, do CPF, comprovante de residência e certificado de matricula, contendo o horário do aluno.