Penitenciária de Ipaba comemora 10 anos de ressocialização de presos
Publicada em 25/04/2008 20:17
A penitenciária Dênio Moreira de Carvalho localizada na cidade de Ipaba, tem motivos de sobra para comemorar o êxito em suas ações no sistema de segurança, pelo menos é a opinião do Diretor da unidade prisional Tenente Adão. Pelos dados fornecidos pela polícia confirmam que nos últimos sete anos não foi constatada nenhuma rebelião ou tentativa de fuga de presos na unidade.
Mas o evento ocorrido na tarde desta sexta-feira, 25, na penitenciária do Ipaba, vem demonstrar algo a mais do que propriamente a questão da segurança nos serviços prestados pelos oficiais e agentes que trabalham no presídio. O tema central foi à comemoração dos 10 anos da Escola Estadual Dênio Moreira de Carvalho, que oferece ensino aos detentos, realizando um importante trabalho de ressocialização.
Quadro feito com a arte de um detento
As aulas ocorrem nos horários convencionais de qualquer outra rede de ensino, nos períodos da manhã e tarde, lembrando que a escola está localizada nas dependências da penitenciária. Professores ministram as aulas nos níveis fundamental e médio. Nestes 10 anos de trabalho na alfabetização dos presos, os professores defendem o mesmo pensamento, devolver a sociedade homens de bem e preparados para o mercado de trabalho.
Diretora da escola Dênio Moreira de Carvalho a educadora Lilia Martins homenageou diversas personalidade que contribuíram para que este projeto de educação tivesse resultados satisfatórios com o passar dos anos.
Medalhas de Honra ao Mérito e placas foram agraciadas aos homenageados
Convidados em sua maioria profissionais da segurança e educadores, a cerimônia também contou com a presença de autoridades de Ipatinga e servidores do Legislativo, como a Vereadora Lene Teixeira (PT), e de representantes do Prefeito Sebastião Quintão (PMDB) e do Presidente do Legislativo Nardyello Rocha(PMDB).
Na homenagem esteve presente alguns detentos, estudantes da Escola Estadual, eles assistiram a toda cerimônia e foram lembrados pela sua dedicação e desempenho nos estudos e nas artes.
Estudantes(presos) acompanham o evento e são lembrados na cerimônia
Para comprovar a eficiência do trabalho de ressocialização foi apresentado uma peça teatral estrelada pelos detentos, e apresentações musicais com três presos que inclusive já gravaram CDS.
Peça teatral protagonizada pelos detentos
A história de um deles chamou a atenção dos convidados presentes no evento, o detento Geasir da Silva fez um testemunho relatando fatos de sua vida que, segundo ele, aconteceu a 8 anos atrás . Ex-viciado em drogas pesadas como o crack o detento alegou que,