Juizado de Conciliação começa a funcionar em Ipatinga

Publicada em 04/06/2004 17:25

O Juizado de Conciliação é um projeto do tribunal de justiça e tem como missão levar os serviços de conciliação aos cidadãos do estado de Minas Gerais, buscando a harmonia social através da solução pacífica de conflitos.

Com esse objetivo será inaugurado no dia 08 de junho (terça-feira) o 1º Núcleo do Juizado de Conciliação de Ipatinga, implantado na Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego, localizado na rua Joanesburgo, 33, bairro Bethânia. Essa ação resulta da conjugação de esforços do CAC (Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara de Ipatinga), Faculdade de Direito (FADIPA), Rotary Club, Associações de bairros em parceria com o Tribunal de Justiça.

Atualmente são 250 juizados de conciliação instalados em Minas Gerais, com ações desenvolvidas especialmente para atender as pessoas mais carentes. A principal missão do juizado é buscar sempre a harmonia social através da pacífica, estabelecer o diálogo e valorizar o potencial e a dignidade das pessoas.

O funcionamento do Juizado é bastante simples: quem tem algum conflito com outra pessoa pode procurar o Juizado de Conciliação para fazer sua reclamação. A pessoa será atendida por um secretário que, se for o caso, irá providenciar um documento para convidar o outro(s) envolvido(s) para uma sessão com um Conciliador. O que ficar combinado entre as pessoas neste encontro será colocado em um documento, que será assinado pelos envolvidos, pelo conciliador e testemunhas.

O 1º Núcleo do Juizado estará funcionando na Escola Deolinda Tavares Lamego, na rua Joanesburgo, 33, bairro Bethânia. Maiores informações podem ser obtidas no Fórum com o coordenador do juizado de conciliação, Dr Alexandre Quintino Santiago, ou no Centro de Atenção ao Cidadão, anexo a Câmara de Ipatinga, pelo telefone 3829 8848.