Início do conteúdo

Contran retira norma que obrigaria uso de cadeirinhas em vans e escolares


Publicada em 05/06/2008 17:39

 

 

Resolução 15/98 não se estenderá a veículos que transportam estudantes

 

O uso de cadeirinhas já é obrigatório no Brasil, mas o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta quarta feira, 04/06, que retirou esta obrigatoriedade de cadeirinhas para crianças que utilizam veículos escolares (vans e micro ônibus) bem como dos táxis. Os demais veículos brasileiros têm até 2010 para se adequarem à norma.  Esta decisão é válida para motoristas que transportarem crianças de 1 a 4 anos, e buster (também conhecido como elevação), para crianças de 4 a 7 anos e meio. A informação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, mas anunciada nesta quinta feira, 05/06, na Câmara de Ipatinga.   

 

O presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PMDB), esteve em março na Capital Federal com o presidente da Cooperativa de Transportes Especiais do Vale do Aço (Cotransesp), Warley Martins, reivindicando junto ao órgão regulador, em reunião com o diretor geral do Denatran, Alfredo Peres da Silva, que esta determinação não fosse válida para o transporte escolar, visto que cada um deles trabalha normalmente os três turnos e "como iriam retirar as cadeirinhas das vans, para transportar pessoa de idade maior, visto que as mesmas não possuem bagageiros?", indagou.

 

Um dos problemas apresentado pelos ipatinguenses em Brasília, além da impossibilidade de retirar e colocar estas cadeirinhas o tempo todo, seria o custo das mesmas,

Início do rodapé