Audiência pública discute papel dos terapeutas e fisioterapeutas

Publicada em 26/10/2004 13:00

A Câmara de Ipatinga discutiu o papel dos terapeutas ocupacionais e dos fisioterapeutas em audiência pública. A reunião ocorreu na noite de quarta-feira (13/10), no plenário. Atendendo ao requerimento nº 50/2004, de autoria do vereador Benigno Frade (PT), os profissionais discutiram a participação da categoria nas políticas publicas de saúde.

Além de trazer novas perspectivas para os futuros profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a audiência pública também serviu para comemorar o Dia do Fisioterapeuta. Estiveram presentes no encontro representantes do Conselho Federal e Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, professores, acadêmicos e profissionais da área.

Benigno Frade destacou a importância da audiência e disse que a sua preocupação é em realizar um trabalho voltado para as principais demandadas do município. "Estamos unidos com o mesmo objetivo para discutir as categorias da política pública de saúde, e para destacar a importância desses profissionais em Ipatinga", disse o vereador.

O representante do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fabiano Moreira, agradeceu a participação dos fisioterapeutas e terapeutas e destacou a importância de expandir o trabalho dos profissionais em todas as áreas de saúde do município. "A partir de hoje, estamos firmando uma parceria com o Legislativo, esperamos atuar mais intensamente, principalmente na saúde publica, que vem demonstrando carências nessa área", observou.

A palestrante e fisioterapeuta Denise Bonfá destacou em sua apresentação a atuação dos profissionais de fisioterapia em todos os setores da saúde, incluindo os setores primários, como o Programa Saúde da Família (PSF), secundários e terciários.

Para Vanessa Brandão, estudante do 6º período de Fisioterapia do Unileste/MG, a área de política publica é mais uma das oportunidades de emprego para os futuros profissionais. "Discussões como esta nos incentivam a continuar a luta por uma inserção no mercado. Como diz o vereador Benigno, só conseguimos alguma coisa lutando", conta a estudante.

Outro que teve participação efetiva na audiência pública foi o delegado do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Vinícius Lana Ferreira, que falou sobre a descentralização do atendimento no Sistema