Início do conteúdo

Audiência pública discute impactos ambientais de rede de transmissão de energia.


Publicada em 25/08/2008 14:49

Com o objetivo de receber informações sobre os impactos ambientais causados pela construção de uma rede de transmissão de energia elétrica da empresa Interligação Elétrica de Minas Gerais (Iemg), em Área de Proteção Ambiental (APA) da zona rural de Ipatinga, a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Ambientais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais estará no município nesta terça-feira (26). 

 Os parlamentares visitam as obras de instalação da rede de transmissão às 9h00, e será realizada, às 10h30, uma audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga com o objetivo de debater a questão.  A visita técnica e a audiência pública foram solicitadas pela deputada Cecília Ferramenta (PT). 
  
De acordo com informações da Associação de Mineira de Proteção ao Meio Ambiente (Amda), a comunidade local apresentou denúncia de que a Iemg teria iniciada a construção da linha de transmissão de energia em área de proteção ambiental, desmatando remanescentes de Mata Atlântica em discordância com acordo firmado com o conselho gestor da unidade de conservação. A rede de transmissão está sendo construída na APA Ipanema, localizada no distrito de Tribuna.

Segundo proprietários rurais, a transmissão deveria passar em paralelo à rede já existente, mas a construção estaria sendo realizada a 1,2 km do combinado, resultando em desmatamento de área remanescente da Mata Atlântica. No entanto, ainda segundo a Amda, a Fundação Relictos de Ipatinga, que atua na proteção do Parque Estadual do Rio Doce, teria afirmado que as obras estão sendo realizadas em acordo com o que foi licenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Convidados -

Foram convidados para participar da audiência pública, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman; o promotor de Justiça do Meio Ambiente da comarca de Ipatinga, Walter Freitas de Morais Júnior; o representante da Iemg, Carlo Facondini; o presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ipatinga, Luís Fernando Costa; o presidente da APA da Bacia do Ribeirão Ipanema, José Zacarias; e o presidente do Conselho Gestor da APA de Ipanema, Daniel Martins Júnior.
 
Mais -
A Iemg, empresa constituída em 2006, arrematou em leilão de transmissão no mesmo ano, a linha Neves-Mesquita, de 173 quilômetros e 500 kilowatts (kv) e que passa por 14 municípios de Minas Gerais. Prevista para entrar em operação em outubro deste ano, a linha de transmissão tem investimento estimado em R$ 130 milhões. Na obra também está incluída a construção das subestações Neves e Mesquita, localizadas nas cidades de Contagem e Ipatinga, respectivamente.
A iniciativa faz parte do plano de investimentos da empresa que, com a entrada em Minas Gerais, passou a atuar em nove estados do País.

Fonte www.almg.gov.br


 

Início do rodapé