Legislativo ipatinguense apóia caminhada de combate ao câncer

Publicada em 26/11/2004 12:43

Um grande mobilização acontecerá em Ipatinga, no sábado (27/11), para marcar o dia internacional de combate ao câncer. As vereadoras Lene Teixeira (PT) e Rosangela Reis (PTB) vestiram a camisa da 3º Caminha de Combate ao Câncer.

O Grupo de Apoio e Prevenção ao Câncer de Mama (Se Toque), a Associação de Assistência às Pessoas com Câncer (AAPEC) e o Centro de Oncologia e Radioisótopos (COR), estão promovendo o evento, que pretende reunir em média  600 pessoas.

Várias atividades serão desenvolvidas logo após a caminhada. Cerca de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, advogados, cabeleireiros, massagistas, manicure e pedicure, foram envolvidos nas atividades e nos serviços que serão oferecidos gratuitamente a população. Entre os serviços disponibilizados no dia do evento, estão exames clínicos de mama, com o mastologista Fernado Ferrer, e preventivos como o Papa Nicolau. Serão distribuídos 300 pedidos, cujas amostras serão coletadas e analisadas pelos profissionais do COR e pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unilesta-MG).

Alunos e profissionais do projeto social mantido pela vereadora reeleita de Ipatinga, Rosângela Reis (PTB), estarão oferecendo serviços de corte de cabelo, massagem corporal, massagem para dor de cabeça, manicure, pedicure e disponibilizando dentistas para auto-exame de boca. Além dessas atividades, o Lions Armando Farjado colocará a disposição enfermeiros para a aferição de pressão arterial e exames de glicose e hipertensão.O público receberá orientações sobre nutrição, cuidados com a voz, orientação jurídica às pessoas com câncer e auto-exame de mama. Os exames de toque serão realizados numa sala oferecida pela vereadora reeleita Lene Teixeira (PT), na rua Ubá, 18, Centro de Ipatinga.

Para realizar a 3ª Caminhada de Combate ao Câncer, os organizadores ainda contam com o apoio da Vice- prefeita eleita de Ipatinga, da delegada da Infância e Juventude de Mulher de Ipatinga, Irene Angélica, do Conselho Municipal da Mulher, do Movimento de Mulheres de Ipatinga e do 14º Batalhão de Polícia Militar de Ipatinga.