Chapa que disputa a presidência da Câmara inicia campanha com o apoio de mais de 50% dos eleitos
Publicada em 15/12/2004 16:20
Integrantes da chapa denominada "Harmonia e Independência", que disputará a mesa diretora da Câmara de Ipatinga, no dia 1º de janeiro de 2005, se reuniram com a imprensa nesta sexta-feira, 10, para anunciar que sete pessoas já compõem o grupo inicial. Nardyello Rocha(PL), Adelson Fernandes (PFL), José Fernandes (PSB), Célio Aleixo (PL), Pedro Filipe (PTB), Lauro Botelho (PMDB) e Fizico (PMDB), são os nomes confirmados. Apesar de satisfeito com essa união, que representa mais de 50% dos 13 vereadores eleitos, o vereador Nardyello, que encabeça a chapa, alertou que eles não consideram o grupo já definido. "Estamos trabalhando com o consenso de uma chapa única e, por isso, não podemos fechar as portas para ninguém. Nosso objetivo é com a governabilidade e qualquer vereador que tenha esse compromisso será bem vindo", esclarece.
Conforme Nardyello Rocha o grupo é bem heterogêneo, formado por vereadores que durante a campanha apoiaram o prefeito eleito, Sebastião Quintão, apoiadores de João Magno e também vereadores que fizeram sua campanha sem declarar apoio a nenhum dos candidatos. O parlamentar do PL contou que já se reuniu com a vereadora Rosângela Reis(PTB)e o vereador Crispim Elias (PMDB). "Convidei a vereadora Rosângela, que tem pretensão de formar uma chapa, a fazer parte de nosso grupo. Ela ficou de estudar a proposta. Já o vereador Crispim, demonstrou interesse em trabalhar pela governabilidade. Afirmo ainda que ele foi bem mais enfático, dizendo que a partir do momento que nós fechássemos com sete vereadores, ele teria o prazer em ser o oitavo. Estamos aguardando repostas", afirmou o vereador, lembrando que na próxima semana eles vão se reunir com os vereadores do PT, para convidá-los a formar uma chapa única.
Parceria
Na Sexta-feira, os vereadores da chapa Harmonia e Independência tiveram uma reunião com o prefeito eleito, Sebastião Quintão (PMDB), para apresentar a proposta do grupo e conhecer um pouco mais o seu programa de governo. "Entendemos que estamos seguindo uma linha que vai de encontro com a que o prefeito quer trabalhar. Quintão deixou claro que seu projeto é fazer uma administração por excelência. Ele demonstrou satisfação com o grupo ainda pré-montado, mas que está num estágio bem avançado e apoiou nossa intenção de formar uma chapa única", lembra Nardyello. De acordo com ele, os integrantes do grupo nunca foram tendenciosos e o prefeito eleito não influenciou em nenhuma das decisões. "O interesse partiu dos vereadores", confirma.
Vaga aberta
A composição da mesa diretora ainda não está toda definida. Até o momento só os cargos de Presidente, Vice-presidente e Primeiro Secretário foram fechados. Para Os vereadores, o não preenchimento da vaga de Segundo Secretário, até o momento, prova que o grupo está aberto a negociações. "O único pré-requisito para trabalhar com essa equipe é o compromisso com a governabilidade junto ao executivo. Nosso compromisso é inteiramente com a cidade", reforça Nardyello, destacando que a participação do atual presidente da Câmara, Adelson Fernandes, abrindo mão de sua candidatura para o apoiar, foi de fundamental importância para o fortalecimento da chapa.
Quanto a possibilidade de algum integrante desistir de participar da chapa, Nardyello assume que isso é totalmente possível em qualquer disputa, mas diz não ter medo, já que as desistências são frutos de negociatas e o grupo não está aberto a isso. "Não temos medo desse possível racha, pois a união do grupo foi se fazendo de forma natural, sem influência nenhuma do Executivo. Sei que temos condições de vencer, mas o mais importante é trabalharmos lado a lado com o Executivo, e esse é o nosso objetivo. Não digo que serei o próximo presidente, mas não posso negar essa possível vitória, pois seria desconfiar dos outros seis companheiros. Prefiro dizer que demos um importante passo", concluiu.