Início do conteúdo

CMI continuará tendo apenas uma mulher na próxima Legistura


Publicada em 05/10/2008 21:27

CMI continuará tendo apenas uma mulher na próxima Legistura

A Câmara Municipal de Ipatinga completará, no próximo dia 03 de dezembro, 45 anos. Nestes anos de história, já passaram pela instituição, mais de 115 vereadores. Destes, apenas cinco são mulheres e atuaram como vereadoras. No mandato passado, 2001 a 2004, a representatividade feminina diminuiu quando a vereadora Elma Guidine não se reelegeu, e o plenário ficou contando apenas com duas mulheres, Lene Teixeira e Rosângela Reis, que foi eleita deputada estadual e exerce mandato na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG).

Nestas eleições, 53 mulheres concorreram ao cargo de vereadora. Pela lei, elas têm direito a 20% do total de candidatas reservadas para concorrer o cargo, em cada partido. Mas, no sistema brasileiro de votação, é observada a proporcionalidade de votação de acordo com a coligação partidária na qual a candidata está inserida, ou seja, a coligação que tiver maior número de votos, terá proporcionalmente maior número de vereadores.

Nestas eleições, a vereadora Amparo do Esperança (PDT) foi eleita com 2.138 votos. Amparo nasceu em Braúnas, tem 50 anos, é casada, comerciante e possui o ensino médio completo. 

Atual vereadora Lene Teixeira(PT) sairá da Câmara e irá para o Executivo, onde ocupará o cargo eletivo de vice prefeita.


Início do rodapé