Moradores reinvidicam telefonia e transporte para a área rural

Publicada em 05/04/2005 16:38

O vereador e 1º secretário da Câmara de Ipatinga, Dário Teixeira fez, em ultima reunião da Casa, indicação à população do bairro Tribuna. Trata-se de reivindicação por parte dos moradores que não contam com atendimento adequado de transporte coletivo, necessidade básica a todo cidadão. A empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, Águia Branca, justifica a pouca circulação de ônibus no bairro pela pequena demanda de passageiros.

A falta de coletivos traz sérios transtornos e prejuízos àquela comunidade, já que a linha Tribuna-Centro é feita somente três vezes na semana, em três horários; manhã, meio-dia, e tarde. Fora esses horários, a maioria da população é obrigada a recorrer a meios de transportes alternativos, a pé ou a cavalo, eles são obrigados a percorrer até oito quilômetros para chegarem ao bairro Limoeiro, localidade mais próxima da região para cumprirem seus compromissos.

Telefonia - Outra reivindicação da população diz respeito à instalação de telefonia fixa para a área rural. "A proposta trata de uma área mais abrangente, não só o bairro Tribuna, mas também os bairros Ipaneminha, Ipanemão, Pedra Branca e Estrada do Taúbas, que, juntas contestam a discriminação em não poder desfrutar do serviço de telefonia", relata o vereador. .

Essa população soma 2% do total ipatinguense que ainda não conta com este serviço básico e de direito do cidadão. O serviço que se encontra em alguns desses bairros é de um único telefone público, que funciona como celular, proporcionando então, mais gastos do que a tarifa comum.

A indicação do vereador é que a prestadora de telefonia que atende a cidade, a Telemar beneficie também a área rural com a instalação dos telefones fixos, e, para isto, o vereador conta com a mobilização do setor público.