CMI realiza Audiência Pública com DNIT

Publicada em 11/04/2005 18:00

Atendendo o requerimento nº 25/2005, aprovado em plenário e de autoria do vereador Célio Aleixo (PL), a Câmara Municipal de Ipatinga(CMI), reuniu-se no último sábado em Audiência Pública com o objetivo de discutir sobre a real situação das estradas, em especial as BRs 381 e 458.

O vereador Célio Aleixo abriu a audiência relatando sobre a importância em discutir este assunto. E ainda parabenizou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre.

O Presidente da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte e Meio Ambiente da CMI, vereador Nardyello Rocha (PL), explicou sobre a importância das obras de restauração das BRs e duplicação da BR 381. "Quero deixar claro a nossa satisfação em estar vendo acontecer o que a muito tempo já se esperava. O DNIT por meio de seu diretor, arrumou uma fórmula que através da qual nós vamos, na pior das hipóteses, minimizar a situação destas estradas que estão sendo recuperadas", explica.

O diretor geral do DNIT, Dr. Alexandre Silveira, disse que, para que a duplicação da BR 381 aconteça, vai depender do resultado do projeto de viabilidade técnica. Segundo eles o os custos ainda não podem ser divulgados, mesmo porque depende dos resultados que serão alcançados, a grande prioridade do DNIT é a conservação das rodovias.

"A Malha Rodoviária Federal Mineira que é a maior do país, como se não bastasse ser a maior é, sem dúvida, a principal, pois 70% das rodovias federais de minas são rodovias troncais, que não servem só aos mineiros mas todo o país, como é o caso das BRs 381, 040, 262, 116 e outras. Nós deparamos com um quadro que muito nos indignou, nós só tinhamos 20% da malha com contrato de conservação", explica.

Ele disse ainda que, como consequência desta irresponsabilidade, as rodovias a cada dia que passam vão ficando com estragos, prejudicando à todos. Ele citou o expemplo da BR 381, em um trecho entre Belo horizonte e João Monlevade. "Em maio de 2003 havia uma lagoa próximo à cidade de João Monlevade e com a chuva, parte da pista foi arrastada pela água. E o motivo da formaçaõ da lagoa era um boeiro que estava entupido, se houvesse um contrato de conservação da estrada, evitaríamos um gasto de 2 milhões com a recuperação da pista", declara.

O diretor ressaltou que a obra será concluída passo-a-passo, que é necessário avançar, mas com dignidade. "Vamos primeiro reconstruir as rodovias para depois avançarmos nas obras estruturais", finaliza.

Enquanto a duplicação da BR 381 não é iniciada o Governo Federal liberou 178 milhões para a conservação dos trechos da BR entre Ipatinga e Belo Horizonte, e trechos da BR 458. Os reparos serão feitos pelo 11º Batalhão de Construção e Cooperação do Exército com sede em Araguari, no Triângulo Mineiro. As obras devem ser concluídas em, no máximo, quatro anos.