Rosângela Reis intermedia melhorias para o IML de Ipatinga

Publicada em 02/05/2005 15:53

A vereadora Rosângela Reis(PSB) juntamente com o secretário de saúde do município, Renato Fraga, o secretário de governo Paulo Sergio Julião, o Zinho, e o delegado regional Sebastião, visitaram o Instituto Médico Legal(IML) de Ipatinga, com a finalidade de ver a real situação do local. Já na entrada pode-se observar a necessidade de solucionar não apenas um, mas vários dos problemas existentes no instituto. Parte do terreno está cedendo, as salas não são azulejadas, há vegetação em todo o local, paredes úmidas com rachaduras e infiltração. Também faltam ventilação própria e luz adequada.
 A iniciativa de visita para averiguação dos fatos partiu da vereadora Rosângela que, em vista anterior ao local, confirmou a situação lastimável. "Vim com a intenção de ajudar uma amiga a adiantar um processo de liberação do corpo de uma parente, mas ao chegar ao IML, vi que a situação era caótica. Tinham muitos corpos e eu não pude fazer nada, só assim fiquei sabendo do que acontecia no local", completa.  Conforme o secretário Renato, embora o Governo do Estado seja o responsável pela manutenção e sustentação do local, o município não tem a intenção de ignorar tal situação. "Nesta hora não pode se furtar e deixar de tomar uma providencia, então, nos reuniremos com o prefeito Sebastião Quintão(PMDB), e, juntamente com o secretario de governo, iremos expor a realidade da situação do IML de Ipatinga", conclui o secretario de saúde.
 Há necessidade de uma reforma no atual prédio do IML, tanto de profissionais na área administrativa quanto na área de zeladoria. Há também falta de médicos legistas, já que dos três que trabalhavam no local, resta apenas um,  o doutor Sérgio Maurício, "Além de ter que me desdobrar aqui no IML, também trabalho no Pronto Socorro Municipal da cidade. A situação aqui é muito precária, já trabalhamos numa situação delicada e ainda temos que ser insultados por familiares revoltosos que acham que tratamos o cadáver mal porque não temos coração. Não é nada disso, trabalhamos do jeito que dá