Vereador Altair faz indicações para proteger o meio ambiente

Publicada em 16/05/2005 17:41

Vereador Altair faz indicações para proteger o meio ambiente

O vereador Altair Vilar (PT) fez indicações, na ultima reunião ordinária da Câmara Municipal, relacionadas ao meio ambiente. A intenção de Vilar é propor a elaboração e execução de um projeto ambiental de preservação de nascentes.

Conforme ele, sua intenção principal é cuidar do bem estar dos munícipes, "O Bairro Esperança é privilegiado por possuir inúmeras nascentes, no entanto, sabemos que estas nascentes não são protegidas. Sabemos que atualmente há falta de água na localidade, e o que desejamos com nossa indicação, é fornecer informações focadas para o problema ambiental, assim como soluções que possibilitem o uso racional sem diminuição do conforto", enfatiza o vereador Altair Vilar.

O problema ambiental vem sendo seriamente debatido. Ipatinga é conhecida como cidade modelo no controle da qualidade de água e solo. Esses controles contribuem para a melhoria da saúde da população. A água, que foi tema da campanha da fraternidade do ano passado, sofre ameaças.

Segundo Ismael Meira das graças, morador da comunidade do bairro Esperança há mais de 30 anos, a nascente no final da Rua 14 é utilizada pelos moradores no dia-a-dia, "A falta da água afeta a vegetação, animais e o próprio homem. Temos então que reivindicar agora para que algo seja feito antes que seja tarde. A água é fonte de vida". "Se a nascente for bem cuidada ela, por ser mineral, tem condição de abastecer 50% dos moradores da comunidade", conclui Ismael.

Qualidade do Ar- Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de Junho, o vereador propõe e convida a população para debater sobre o monitoramento do ar de Ipatinga, no dia 3 de Junho, ás 19 horas, no plenário da Câmara de Ipatinga. O resultado desse debate possibilitará uma futura Audiência Pública sobre o assunto.