Moradores do bairro Vila Ipanema enfrentam problemas de saneamento

Publicada em 15/06/2005 13:34

Os moradores do bairro Vila Ipanema, em Ipatinga, estão enfrentando atualmente graves problemas de saneamento com a questão da água potável, a má qualidade da água, e a precária rede de esgoto do bairro. Essas questões foram discutidas ontem, 13, em uma reunião entre moradores do bairro, o vereador Célio Aleixo (PL), e o gerente do distrito Norte, representante da Copasa, Daniel Antunes Neto.

Uma construção antiga no bairro, feita ainda na época de instalação da cidade, faz com que a rede fluvial seja escoada junto com a rede de esgoto. José Manuel Vieira, presidente da Associação dos Moradores do Bairro se indigna com a situação, "Em épocas de chuva há uma sobrecarga de água na rede de esgoto, que transborda jogando os dejetos todos ao ar livre. O resultado são mosquitos, mal cheiro, e até mesmo doenças."

O bairro também é indicado como o único que ainda não teve sua encanação trocada. São quase 50 anos de água fornecida em canos de aço. "Tem dias que não sabemos se o que sai da torneira é água, barro, ou qualquer outra coisa, e ainda temos que tolerar declarações dizendo que esse tipo de água não faz mal.", declara José Manuel.

O que os moradores reivindicam é um pedido de vistoria técnica da água e a possibilidade da Copasa e da Prefeitura colocarem um filtro na entrada das encanações do Vila Ipanema, já que a rede fluvial do bairro é obrigação do Executivo. Segundo José Manuel, o bairro é o final da linha da Copasa e pega os dejetos de outros bairros, o que prejudica ainda mais os moradores. "Inclusive uma das ruas do bairro, a Nova Almeida, ainda não tem rede fluvial, um problema que a prefeitura tem que resolver".

Daniel Antunes, representante da Copasa, solicitou aos moradores um prazo de 90 dias para que Companhia de água e prefeitura, possam fazer futuras adequações. O vereador Célio Aleixo (PL), por sua vez, se dispõe a acompanhar e fiscalizar o processo de execução das futuras obras.