Atendimentos do CAC aumentam no mês de maio
Publicada em 15/06/2009 16:35
Servidores do setor atendem a 1936 munícipes ante 1785 em abril
No quinto mês do ano, o número de pessoas que utilizaram o serviço do CAC (Centro de Atenção ao Cidadão) superou o mês anterior. Foram 1936 em maio contra 1785 em abril, uma diferença de 151 atendimentos.
O aumento é atribuído a mais dias úteis em maio, ao contrário de abril que teve feriados, como o aniversário de 45 anos de Ipatinga.
De acordo com o relatório quantitativo elaborado pelo CAC, são 21 os serviços oferecidos à população. O de Orientações Jurídicas superou os demais, com 243 atendimentos.
A grande procura por informações jurídicas é atribuída à falta de informação da população para resolver os litígios na justiça
Os profissionais do setor não representam judicialmente os interessados, mas sim oferecem orientações de como tomar as providências certas para que cada caso seja resolvido.
Iraci Martins da Silva (em pé) acompanha sua mãe ao CAC para marcar o exame para o auxílio-doença
Logo atrás ficou o Acesso à Internet Popular, com 237 atendimentos, que oferece internet gratuita àqueles que não têm acesso em casa ou no trabalho. São três computadores que ficam disponíveis à população.
Em terceiro, com 213 munícipes beneficiados, ficou a Inscrição, Preenchimento e Cálculo GPS (Guia de Previdência Social).
A Câmara de Ipatinga tem uma parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde 2005, oferecendo auxílio aos munícipes em parceria com o Instituto.
Em entrevista à Assessoria de Comunicação em março, a chefa da agência do INSS de Ipatinga, Maria Helena Pereira e Silva, disse que o serviço prestado pelo CAC é imprescindível para manter a demanda do Instituto em dia e também para evitar que a população tenha que recorrer a atravessadores que cobram por serviços de preenchimentos de formulários.
Com essa parceria, diminuiu a quantidade de pessoas que tinham que esperar, muitas vezes, desde madrugada nas filas.