Situação do IML de Ipatinga será discutida em audiência pública

Publicada em 29/06/2005 16:09

Depois de muitas discussões, o requerimento de nº 074/05, de autoria da vereadora Rosângela Reis foi aprovado em plenário na última quarta-feira, 22. Trata-se de solicitação de realizar uma Audiência Pública para discutir a situação do Instituto Médico Legal - IML de Ipatinga.

A vereadora justificou o requerimento dizendo que as condições físicas e humanas do Instituto são extremamente precárias e podem comprometer a saúde, segurança da família dos falecidos e dos próprios funcionários do IML. "Já estivemos lá há dois meses, juntamente com o secretário do município que prometeu tomar providências com urgência e até hoje a situação não mudou", explicou a vereadora.

Dentre os principais problemas do IML, destacam-se a falta de espaço físico adequado para o exame de corpos, as condições de trabalho são sub-humanas, em função da falta de espaço, higiene e da não existência de equipamentos. Outro problema apresentado é a falta de pessoal para trabalhar no instituto. Atualmente o IML dispõe de apenas um médico-legal, um assistente, um funcionário cedido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga e uma prestadora de serviços voluntários.

A vereadora explicou que o problema do IML não é difícil de resolver. Que a partir da realização da audiência pública, ações conjuntas das cidades vizinhas que também utilizam o instituto podem ser propostas para que tudo se resolva o mais rápido possível. "Acredito que falta muito mais vontade política do que recursos financeiros, por isso defendo a idéia de promover uma Audiência Pública, já que, faz mais de mês, que solicitei do Executivo as documentações do Projeto de Lei que desafeta a área, mas nada recebi até o momento.