Secretaria de saúde presta contas em Audiência Pública

Publicada em 07/07/2005 16:52

Secretaria de saúde presta contas em Audiência Pública

Na última terça-feira, 05, a Câmara Municipal de Ipatinga abriu seu plenário para que o secretário de saúde municipal, Renato Fraga, prestasse contas da Prefeitura na área da saúde. Debateram o tema, Carlos Galinari, diretor da Fundação São Francisco Xavier(FSFX), Hélio Alves Batista, o vereador Célio Aleixo (PL), presidente da Comissão e Execução Orçamentária e Financeira do Município e a vereadora Lene Teixeira (PT), relatora da Comissão.
 Segundo Celim, esta prestação era feita antigamente através de relatórios, entregues aos vereadores, que após análise, eram enviados ao Tribunal de Contas. Este ano, não somente os vereadores, mas toda a comunidade pode acompanhar como os recursos públicos estão sendo utilizados na área da saúde. "Toda verba destinada à secretaria de saúde foi votada em plenário desta casa legislativa, e, como presidente da Comissão Orçamentária, procuramos levar e incentivar o planejamento deste ano de 2005 a comunidade de Ipatinga", afirma Célio Aleixo.
Renato Fraga apresentou a prestação de contas do primeiro trimestre deste ano e, relatou os 15 novos programas que serão executados e que virão a beneficiar a população.  Dentre eles, o Programa Mutirão na Saúde. "Considerando que estávamos com uma demanda de 13.486 consultas reprimidas desde 2001. As áreas mais procuradas são as de oftalmologia, cardiologia, neurologia e otorrino; este mutirão visa eliminar essa demanda, transformando essas consultas e cirurgias em mutirões que desafogarão o sistema", afirma ele.
 Outra questão levantada ainda foi a dívida que a secretaria de saúde herdou ao assumir o governo, um déficit de mais de R$ 6 milhões, sendo 8 % deste débito feito com a FSFX.

Novos Programas - Conforme explanação na audiência, a secretária de saúde, através de diagnóstico feito, detectou vários problemas na saúde do município, esses diagnósticos serviram para a criação de vários programas, dentre eles, o Programa de Controle da Dengue, que visa eliminar o foco da dengue, e a construção do Centro de Zoonoses; o Programa Berço da Cidadania, para acompanhamento permanente e assistencial as mulheres grávidas, atendendo, orientando e encaminhando; o Programa de Inclusão Social, que visa a eliminação da hanseníase; o Programa Sorriso Aberto, que amplia o atendimento odontológico e garante o tratamento completo para toda a família; o Programa Saúde Financeira para eliminar e diminuir despesas.
Ainda foram citados os programas Conforto Ambiental, que busca melhoria nas instalações das Unidades básicas e secundárias da saúde, o Programa Humanização do Pronto Atendimento Municipal, que estabelece regras e normas de funcionamento da nova enfermaria, e o Programa Mutirão  na Saúde, para eliminar a demanda reprimida de consultas médicas em Mutirão; Programa Saúde Avança, que viabiliza exames como Ressonância Magnética, Tomografia, Mamografia; Programa Educação para a Vida, buscando uma  melhora no atendimento ao usuário, através de cursos e palestras para o servidor; Programa Vigilância Municipal, que visa eliminar e prevenir  e os riscos e agravos à saúde, decorrentes do meio ambiente, Programa Vigilância Ambiental, para reforçar as ações de educação e doenças, e elaboração do plano de destinação do lixo séptico.