Nardyello se reunirá com Aécio para debater decreto sobre ônibus

Publicada em 12/07/2005 14:31

O vereador Nardyello Rocha(PL), presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, irá se reunir, nesta quinta-feira, dia 14, com representantes de empresas de ônibus de toda Minas Gerais, e o Governador Aécio Neves(PSDB) com o intuito de solicitar que o decreto estadual 44.035 se já revisto.

A solicitação é que os ônibus no Estado com mais de 15 anos de existência, que só podem trafegar até o próximo dia 02 de agosto, possa a circular livremente, com a devida vistoria feita pelo Inmetro. "O que queremos é que, o fator preponderante para a frota de ônibus circular, não seja o tempo, mas a devida manutenção e estado que de conservação que eles devem ter", explica Nardyello.

O vereador se refere à atual proibição, prevista no Decreto 44.035, do Governo do Estado, que desautoriza os ônibus com mais de 15 anos a trafegarem no Estado. "O que é outra incoerência, como um ônibus de mais de 15 anos, pode sair de Ipatinga pra ir para Foz do Iguaçu, por exemplo, e este mesmo ônibus não pode sair do município para Belo Horizonte", indaga Nardyello.

Ainda segundo ele, um ônibus de marca scânia, com 20 anos de uso, por exemplo, vale R$ 200. "Estima-se que exista em todo o Estado, aproximadamente, 5 mil ônibus com mais de 15 anos, se este Decreto não for revisto, vamos não só ficar proibidos de andar no Estado, mas perder muito com a desvalorização de transportes que têm 10 ou 11 anos", argumenta o presidente da Comissão de Transportes, Nardyello.

Os representantes de associações de empresas e vereadores estão confiantes. "Caso não dê certo, vamos fazer na sexta feira, uma grande mobilização em Belo Horizonte, em que contaremos com ônibus de toda o Estado", finaliza.