Presidente da Comissão de transportes da Câmara quer fim de conversões a esquerda no trânsito de Ipatinga.

Publicada em 13/07/2005 17:06

O vereador Nardyello Rocha (PL), líder de governo na Câmara e Presidente da Comissão de trânsito e transportes urbanos de Ipatinga, se manifestou ontem, após discutir com membros da comissão, quanto a um estudo feito pela mesma, junto a vários motoristas, pedestres e principalmente ciclistas, quanto a algumas modificações necessárias no trânsito da cidade. O tema principal girou em torno de uma reivindicação a muito tempo, defendida por Nardyello no que diz respeito ao fim da conversão de veículo à esquerda nas principais avenidas da cidade.

Segundo o vereador do PL, o crescimento da cidade e conseqüentemente do número de veículos em circulação, requer, de imediato, algumas alterações no desenho do trafego no intuito de garantir maior segurança dos ciclistas, pedestres e dos próprios motoristas. "Conversão à esquerda em avenidas como a Macapá, no Veneza, e Av. Brasil, no Iguaçu, Carlos Chagas, no Cidade Nobre e Selim de Sales, No Canaã, desde o Jardim Panorama até o Bethânia precisam ser evitadas, fazendo sempre o retorno pela direita passando pelo quarteirão mais próximo, e aí sim cortando a avenida de forma lateral com a presença de semáforos", defende Nardyello.

Segundo o vereador, principalmente as avenidas divididas com canteiro que possuem pistas para ciclistas teriam uma redução enorme nos riscos de acidente. Nos semáforos de travessia das avenidas existirá também conjugado, caso seja colocado em prática à tese do vereador, semáforos de controle de fluxo de trânsito também para os ciclistas. "Além da redução do número de pontos de conversão, teríamos também uma fórmula mais adequada para o controle do fluxo de ciclistas".

Outra situação defendida em paralelo é a enfatização de uma campanha de educação de trânsito para ciclistas, inclusive com algumas punições para eventuais descumpridores da lei.

Documento oficial sobre o assunto está sendo entregue ao secretário Gustavo de Paula, responsável pela pasta. Discussões preliminares já foram feitas na última reunião do conselho municipal de trânsito, e um projeto piloto provavelmente na avenida Macapá, do bairro Veneza, poderá ser colocado em prática, a curto prazo.

"A humanização do trânsito é um fator preponderante no desenvolvimento do município e acima de tudo na segurança dos nossos munícipes", afirma o vereador Nardyello Rocha.