Início do conteúdo

Professores municipais podem ter Programa de prevenção à violência


Publicada em 20/10/2009 18:32

Professores municipais podem ter Programa de prevenção à violência

Projeto aprovado por unanimidade prevê mecanismos de garantia da segurança de docentes em instituições educacionais

A Unesco publicou recentemente um estudo sobre a violência nas escolas públicas do país. O resultado apontou que além da violência física e da violência sexual as agressões diretas ao corpo docente das instituições educacionais representaram um grande percentual dos dados obtidos.

Diante desta realidade, o vereador Nilson Lucas (PMDB) apresentou durante Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (20/10) o Projeto de Lei nº 116/2009, que prevê a instituição de meios legais de se prevenir a garantir a integridade física e psicológica dos educadores.

Aprovado por unanimidade pelos vereadores, a matéria pretende estimular nas escolas e respectivas comunidades a reflexão acerca da violência que atinge não somente os alunos, mas também os próprios professores.

Para isso, palestras, fóruns e atividades recreativas passarão a integrar as o calendário das escolas durante o ano letivo.

O programa prevê ainda afastamento do educador em situação de risco e até mesmo transferência dele para outra escola, caso seja avaliado que não há condições de sua permanência da unidade de ensino.

Para Márcia Leal, responsável pela comunicação do SIND-UTI, as novas disposições trarão grandes benefícios para a classe. "Infelizmente as condições de trabalho dos professores não se encontram dentro das melhores, assegurar e incentivar a integração entre professores, pais e alunos é uma boa iniciativa para diminuir a triste realidade que os docentes enfrentam", informaou Márcia.

Ao fazer uso da Tribuna para defender seu projeto, Nilsinho destacou a importância dos professores na formação dos jovens e destacou sua preocupação com a melhora nas condições de trabalho necessárias para se obter bons resultados na área educacional.

Início do rodapé