Legislativo e Executivo em parceria pela implantação de Casa de apoio ao câncer

Publicada em 09/08/2005 16:05

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 08, reunião com o vereador Nardyello Rocha (PL), que é líder de governo, Renato Fraga, secretário de Saúde, o Prefeito Sebastião Quintão (PMDB), e representantes do grupo Se Toque, para discutirem sobre Projeto de Implementação e Implantação da Casa de apoio ao paciente em tratamento com câncer.

O legislativo mais uma vez, serviu como um canal que propõe o beneficiamento da população, através de um grupo de alta responsabilidade. A solicitação foi feita pelo Grupo Se Toque, grupo de apoio a pessoas com câncer, intermediado pelo vereador Nardyello, que ao conhecer o programa, afirmou que não irá medir esforços para que a Prefeitura possa intervir e custear uma ajuda à casa que tem tão importante função social. "Através do Legislativo caminhamos o projeto até o Executivo, e essas forças juntas conseguirão esse convênio tão importante para esses pacientes e para toda a região do Vale do Aço", comenta o vereador.

O Grupo Se Toque, médicos e voluntários, em parceria com o Centro de Oncologia e Radioisótopos LTDA, COR, propõem a criação de um espaço único na região, a Casa de Apoio. "A casa atenderá aos usuários do COR, SUS de Ipatinga e outros municípios, que após se submeterem a seções de quimioterapia, radioterapia, experimentam reações dolorosas e intensas, necessitando de um lugar adequado para recuperação pós-tratamento", declara Gioconda Thomaz, responsável pela elaboração do programa. O grupo espera firmar este convênio com a Prefeitura para que a Casa de Apoio se torne uma realidade.

"O câncer é uma doença que precisa ser tratada o mais rápido possível. A secretaria de saúde, juntamente com o COR, e o grupo Se Toque dará toda a assistência à Casa", afirma Renato Fraga. Segundo o secretário, o aluguel e reforma da casa fica por conta do COR, caberá a secretaria no momento, estar cedendo seus profissionais na área de Assistência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, e outros, para dar apoio e melhorar a estima do paciente. "No ano que vem quando tivemos um novo orçamento será possível designarmos um recurso para dar apoio a casa, como já fazemos com o grupo Loucos por Você", finaliza.

O vereador Nardyello salienta ainda a responsabilidade e capacidade do grupo em questão, formado por voluntários. "O Legislativo em harmonia com o Executivo prova que essa parceria é melhor receita para o crescimento da cidade", finaliza.