Audiência recebe reivindicações de moradores da zona rural

Publicada em 12/08/2005 15:33

Turismo Rural, saneamento básico, transporte e telefonia foram alguns pontos discutidos com moradores da Regional 9 (que delimita a zona rural), na Câmara de Ipatinga, em Audiência Pública na última quarta feira, 10, em atendimento ao requerimento número 62/2005, de autoria do vereador Dário Teixeira (PT).

A audiência foi especifica, no que se refere ao turismo, estradas, telefonia, e agricultura de subsistência, tendo como componentes para discussão o vereador Dário Teixeira(PT), o presidente da associação da Regional 9, José Zacarias; presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, Elizio Cacildo Vieira; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Sena; Marco Aurélio Sena; executivo de relações institucionais da Telemar, Marco Aurélio Sena; gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER Sebastião Jorge Braga,  e o Secretário de Governo Paulo Sérgio Julião.

O vereador abriu a audiência apresentando aos presentes, as reivindicações e propostas de melhorias feitas pela comunidade, já que, segundo ele, o local hoje se encontra em estado bastante precário. O documento continha reivindicações de estradas - obras de alargamento das estradas, principalmente nas curvas, pavimentação asfáltica das subidas mais íngremes, transportes - criação e extensão de linhas de ônibus ou micro ônibus durante todos os dias da semana, turismo rural - promover ampla divulgação nos informativos da Prefeitura Municipal dos diversos pontos turísticos existentes, tais como, sítio, chácaras, cachoeiras e paisagens, geração de emprego e renda.

Outra reinvidicação lembrada pelo vereador, diz respeito a reativação da fábrica de doce do Pedra Branca, disponibilizarão de um profissional na área de agronomia para orientar e auxiliar os trabalhadores rurais no cultivo e fabricação dos produtos agropecuários, inclusive no que expande a agricultura familiar, incentivo aos pecuaristas na venda do leite da região, estudando a possibilidade do Poder Público na compra do produto para o uso em creche e escolas, telefonia - Instalação de telefones públicos e residenciais na zona rural, e cultura  - promover divulgação e patrocínio das festas tradicionais promovidas pela comunidade. "Tratam-se de direitos fundamentais de todos cidadãos. Com estas oportunidades, cria-se mais emprego e renda para a população", afirma o vereador.

A população da zona rural está estimada em mais de 1600 pessoas, muitos deles migram para a zona urbana a procura de melhores condições de vida. A EMATER objetiva dar sociabilidade dignidade e exercício de cidadania aos moradores da zona rural para que assim continuem em seus locais atuais.

O executivo da Telemar, Paulo Tarso, afirmou em audiência, que até o final do ano, a empresa tem como meta a instalação dos telefones residenciais no bairro do Pedra Branca, "Temos cerca de 60 mil terminais instalados, e temos todos os serviços de ponta a disposição da sociedade. A Telemar estáa fazendo uma expansão de seus serviços prestados, já atendemos o bairro Ipaneminha com telefones públicos, e a continuidade desse projeto são os telefones residenciais"

Mais reivindicações - Além das reivindicações citadas que serão encaminhadas aos setores responsáveis, o presidente da associação da Regional 9, questionou algumas outras questões, como saneamento básico, escola de ensino fundamental no bairro Ipaneminha, com inserção de disciplinas voltadas para zona rural, e a providência de um agente de saúde o mais rápido possível. "As pessoas da zona rural estão bebendo água de péssima qualidade. Até poucos dias, o lugar onde se faz a captação de água no Pedra Branca estava sendo pisoteado por animais. Outra questão também a ser discutida é sobre a reforma das estradas, que deve acontecer sem que este beneficio leve resíduos industriais para água ou para a sociedade", acrescenta José Zacarias.