Nardyello acredita em posicionamento de governo em relação a situação de vans

Publicada em 18/08/2005 17:57

Nardyello acredita em posicionamento de governo em relação a situação de vans

O vereador Nardyello Rocha(PL), presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Ipatinga, reuniu-se ontem, 17, em Audiência em Belo Horizonte com o Deputado Estadual, Leonardo Quintão, a Cooperativa de Minas, e proprietários de vans e ônibus.

Entre os assuntos discutidos os principais foram a carga tributária e a exigência da Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT. A carga tributária chega hoje a 30% do valor da nota fiscal, "O cara vai fazer uma viagem ou um fretamento que fica em mil reais, e ele tem que emitir a nota referente a carga tributária antes, no valor de R$300.", declara o vereador. Outra exigência é quanto o corredor, no caso das vans, que possuem um banco removível, "O Departamento de Estradas e Rodagens - DER não esta querendo permitir que este banco escamoteável seja utilizado. Não se justifica ter esse corredor enquanto o carro está andando, se o passageiro tem que usar cinto, ele não vai andar dentro da van", explica Nardyello.

Outra solicitação é pela extinção de ônibus com mais de 15 anos de uso, e manter o que a ANTT fala, que os ônibus sejam vistoriados por uma empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO a cada seis meses, independente da idade do automóvel. "O decreto do Governo de Minas atropela a ANTT, ou seja, se eu for fazer um transporte de Ipatinga para Santana do Paraíso, e o ônibus tiver mais de 15 anos de uso, não é permitido que se faça o transporte. Mas se for fazer daqui ao Paraná, pode, porque aí eu tenho que atender as leis da ANTT, e não é do estado, e a ANTT dá a permissão para que estes ônibus com mais de 15 anos rodem, só que vistoriados", esclarece o vereador.

O representante do governo de Minas e do DER ficaram de fazer um estudo dentro de quinze dias, mas dentro deste período estão em andamento as ações via Ministério Público. "A participação do Ministério Público é altamente positiva, mas acreditamos que agora o governo vá se posicionar, porque é muita aberração. Se para contratar um ônibus para ir a Santana do Paraíso tem essa exigência e para ir ao Paraná não, há uma protelação a Lei da ANTT", finaliza o vereador Nardyello Rocha

Denúncia - Descoberto o fato de aumento abusivo nos preços cobrados para vistoria nesta cidade e em outras, o vereador faz uma solicitação para que seja determinada uma tabela de valores para o estado. "Aqui em Ipatinga temos apenas um órgão, credenciado pelo INMETRO, para fazer a vistoria neste tipo de transporte. Esse órgão já cobrou R$80,00, passou para R$85,00 e hoje já está em R$150,00. O proprietário do veículo, que precisa do transporte para seu sustento, é obrigado a fazer neste local, pois não tem outro. Em Ubá o representante disse que lá já ta R$300,00 e se o cara não fizer a vistoria ele não pode rodar. Pedimos que seja estipulada uma tabela", acrescenta o vereador Nardyello.