Requerimento de CPI é protocolado na Câmara

Publicada em 22/08/2005 18:12

Requerimento de CPI é protocolado na Câmara

A bancada governamentista da Câmara Municipal de Ipatinga reuniu-se  nesta segunda-feira para apresentar a secretaria da Casa Legislativa Auditoria Pública de Gestão no período de 2004. Esta tem por objetivo apontar irregularidades contábeis e operacionais cometidas no exercício financeiro de 2004 no Poder Executivo Município de Ipatinga.

A auditoria chegou a Casa Legislativa como uma denúncia, obtendo a assinatura de sete vereadores. O regimento da Casa dita que tendo um número de cinco assinaturas a Comissão Parlamentar de Inquerito já está instaurada. A partir da data protocolada de entrada do processo na secretaria, o presidente tem quatro dias para apontar os nomes que farão parte desta CPI, acompanhando a proporcionalidade partidária. O Partido dos trabalhadores (PT) tendo o maior número de vereadores na casa, quatro, tem como direito, um membro na CPI, o Partido Liberal (PL) que segue como segundo partido de maior bancada, deverá ter um membro na comissão, e obrigatoriamente seguindo o regimeto, o primeiro subescritor, que no caso é o José Bento Filho (PMDB), também fará parte desta comissão, não podendo ser nem presidente, nem relator, ocupando o cargo de vice-presidente.

A auditoria tem como obrigação fazer as investigações para averiguar se os fatos são verdadeiros ou não.