Secretaria de Saúde é sabatinada pelos vereadores
Publicada em 23/12/2009 18:30
Por meio de votação, convocação foi requerida via plenário
O secretário de saúde, Juliano Nogueira, com demais técnicos da área, estiveram na Câmara na manhã desta quarta-feira (23/12) para esclarecer dúvidas sobre a situação da saúde no município. Esta convocação foi feita em plenário, votada e aprovada por unanimidade por todos os vereadores. Uma primeira tentativa de trazer o secretário de saúde à Câmara foi feita pela vereadora Maria do Amparo (PDT), mas, por não ter tido sucesso no convite, a Câmara o convocou via plenário.
O Executivo apresentou o balanço das atividades de 2009 e as propostas para 2010, bem como esclarecimento de dúvidas e procedimentos da saúde.
Dentre os principais assuntos discutidos foi o não atendimento no Hospital Municipal de Ipatinga (HMI) na área de ginecologia e obstetrícia. O vereador Sebastião Guedes quis saber o porquê de mulheres em situação de risco gestacional não poderem ser atendidas no município.
Marília Campos, diretora do HMI, explicou que o Hospital não está preparado para atender a este tipo de demanda e que compete ao Hospital Márcio Cunha (HMC) recebê-las.
Maria do Amparo quis saber sobre a situação médica dos Bairros Esperança e Nova Esperança e pleiteou um veículo para que os médicos que atendem ao PSF façam visita aos acamados. A resposta do Executivo foi que há uma deficiência de sete veículos para atender as 18 unidades de saúde de Ipatinga.
O prefeito Robson Gomes (PPS) esclareceu que está prevista para 2010 a reforma e ampliação de várias unidades de saúde,