Desarmamento é discutido em Audiência Pública

Publicada em 30/08/2005 15:32

Desarmamento é discutido em Audiência Pública

Desarmamento foi tema de Audiência Pública nesta terça-feira, 29 de Agosto, na Câmara Municipal de Ipatinga, atendendo a requerimento nº 94 da vereadora Lene Teixeira (PT), Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania. A vereadora que não pode presidir a audiência, por ter sido convocada para comissão de ética do partido, teve como representante o gerente do Centro de Atenção ao Cidadão da CMI, José Gonçalves Ribeiro.

Também estavam presentes, o escritor e conferencista internacional, coordenador da ONG MOVPAZ - Movimento Internacional pela Paz e Não Violência, Clóvis Souza Nunes, o coordenador regional do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, José Roberto Silva, o presidente das Assembléias de Deus de Coronel Fabriciano e Ipatinga, Pastor Antônio Rosa da Silva, o presidente do comitê de Desarmamento da Paraíba, Almir Laureano, e o Secretário de Governo Paulo Sergio Julião.

O debate contribuiria para mostrar a necessidade de um Brasil sem arma, promovendo a conscientização da sociedade para a construção de uma cultura de Paz. No dia 23 de Outubro, os brasileiros decidirão através do voto, sobre o item mais importante do Estatuto do Desarmamento, a proibição e comercialização de armas de fogo e munição. Segundo o coordenador da MOVPAZ, dados divulgados pela Organização das Nações Unidas - ONU, o Brasil é o país onde mais se mata com armas de fogo. "São 45 mil homicídios por ano, 120 brasileiros morrem baleados diariamente. Com o referendo a população terá o direito de votar, e manifestar-se contra a violência", afirma Clóvis.

Também é grande o número de jovens que morrem por conseqüência das armas de fogo. A cada dia morrem 40 jovens, as armas matam mais jovens no país do qualquer outro tipo de doença. Baseado nestes dados, e com foco no referendo ao desarmamento, o representante da audiência, José Gonçalves, marcou uma reunião para quinta-feira, 01 de Setembro, às 18 horas, para que junto com a vereadora Lene e os presentes em audiência, possam tomar devidas providências e possíveis encaminhamentos a secretaria desta Casa Legislativa.