Início do conteúdo

Projeto obriga Prefeitura a fornecer remédios com bula


Publicada em 02/02/2010 17:03

Projeto obriga Prefeitura a fornecer remédios com bula

Ausência de orientação correta ao ingerir medicamentos pode prejudicar a saúde de pacientes, alerta o vereador César Custódio

Embora os órgãos federais e estaduais da área de saúde destaquem em propagandas os riscos de se tomar medicamentos sem orientação médica, muitos pacientes, ao receberem medicamentos na rede municipal de saúde, não são orientados ou não recebem informações técnicas a respeito dos efeitos e possíveis causas do uso destes remédios.

Por isso, o vereador César Custódio (PPS) elaborou um projeto de lei (nº06/10) que dispõe sobre a obrigatoriedade de entregar, juntamente com os medicamentos fornecidos pela rede municipal de saúde, cópia das respectivas bulas ou algum documento similar contendo as informações técnicas sobre o medicamento. O mesmo procedimento deve ser feito nos casos de fornecimentos por doses fracionadas e amostras grátis.


O vereador César Custódio (PPS)

Alguns remédios contêm componentes em suas fórmulas que podem ser nocivos ou prejudiciais se usados combinados com outros ou por pacientes que tenham hipersensibilidades. Os casos mais comuns são as intoxicações e as alergias, mas alguns medicamentos inibem ou anulam o efeito de outros remédios.

Início do rodapé