Audiência encaminha sugestão de Projeto de Lei para reestruturação do IML

Publicada em 01/09/2005 17:49

Audiência encaminha sugestão de Projeto de Lei para reestruturação do IML

A audiência que propunha debater acerca da situação em que se encontra a instalação do Instituto Médico Legal de Ipatinga resultou em encaminhamento ao chefe do Executivo, da sugestão de Projeto de Lei para desafetação da área e liberação do terreno para a construção de um novo prédio para o IML.

A vereadora Rosângela Reis (PSB), autora do requerimento, recebeu para discutir o tema, o médico legista do IML, Sergio Maurício, o delegado regional de Segurança Pública, Sebastião Rodrigues Costa, a Promotora de Justiça da Comarca de Ipatinga, Patrícia Mendes, o representante do secretário de saúde de Ipatinga, Valter Gualberto de Miranda.

A vereadora acredita que o Projeto de Lei possa estar na Casa Legislativa para ser votado na próxima sessão, no dia 20. "Fomos ao local e o terreno já esta liberado. Assim que o Projeto vir para a Casa Legislativa para ser votado, com certeza faremos com que este seja aprovado".

Já que a responsabilidade pela manutenção e sustentação do local parte do Governo do Estado, a vereadora também sugeriu um abaixo assinado dos moradores de outras cidades envolvidas, para entregar uma solicitação ao governador para liberação de verba para construção do IML.

Há necessidade de uma reforma no atual prédio do IML, tanto de profissionais na área administrativa quanto na área de zeladoria. Há também falta de médicos legistas, já que dos três que trabalhavam no local, resta apenas um, o doutor Sérgio Maurício, "Além de ter que me desdobrar aqui no IML, também trabalho no Pronto Socorro Municipal da cidade. A situação aqui é muito precária, já trabalhamos numa situação delicada e ainda temos que ser insultados por familiares revoltosos que acham que tratamos o cadáver mal porque não temos coração. Não é nada disso, trabalhamos do jeito que dá", comenta o doutor.

O IML atende a treze cidades da região e outros municípios. Vive numa situação lamentável de sucateamento, resultado de grande morosidade do local. O Instituto atende em média de 100 casos por mês, e conta para esse atendimento com apenas um médico legista. "Nos constatamos que há uma necessidade de uma reforma do atual prédio do IML, a necessidade também de médicos, secretária, zelador, e aparelhagem adequada. E todos esses problemas são sérios que afetam não só a cidade de Ipatinga, mas como toda a região", afirma Rosângela.

Segundo o médico legista a falta de pessoal acarreta grave atraso no serviço, principalmente nas autopsias. A carências não se restringe apenas pela falta de pessoal, o que por si só já é muito grave, a instituição carece igualmente de materiais e equipamentos básicos para detectar marcas e o tipo de violência ocorrida.

O prédio onde o IML esta instalado esta completamente sem estrutura, necessitando de reparos e reformas urgente, além disso a vereadora acredita ser mais sensato construir outro prédio, melhor estruturada a atender a finalidade do instituto, "Sua segurança é bastante precária, com sérios riscos aos corpos que se encontram para serem necropiciados, a saúde dos que trabalham no local também é outro risco". O Legislativo se coloca responsável para a busca de medidas urgentes e inadiáveis, para construção, reestruturação e implementação do IML.