Projeto que dispõe sobre a saúde vocal do professor volta em pauta na CMI

Publicada em 20/09/2005 17:34

Projeto que dispõe sobre a saúde vocal do professor volta em pauta na CMI

O projeto que trata da saúde vocal dos professores foi aprovado hoje em primeira votação. A proposição, que estava em tramitação desde julho e de autoria da vereadora Lene Teixeira, teve aceitação unânime.

O projeto dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Vocal do professor e destina-se a prevenção de disfonias vocais em professores da rede municipal de ensino de Ipatinga

A incidência de disfonias em professores é comum face ao constante uso da voz. Procurando prevenir o problema, a vereadora propõe no projeto, cursos para que os mestres obtenham informações sobre o uso adequado da voz. Outra questão levantada no projeto é que, ao detectar algum tipo de disfonia vocal nos professores, será garantido a este profissional, o direito imediato no tratamento médico-fonoaudiólogo.

Conforme o projeto, estudos feitos pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, constataram que 40% da população Brasileira utiliza a voz como instrumento de trabalho. "A criação de um Programa Municipal de Saúde Vocal para professores da rede municipal de saúde cobrirá uma lacuna no que se refere ao atendimento aos professores e, certamente, contribuirá para a almejada meta de qualidade de ensino oferecida pelo Município de Ipatinga", finaliza a vereadora Lene.

O projeto volta ao plenário na próxima quinta-feira, 22, para segunda votação.