Vereadores do PL anunciam suas desfiliações

Publicada em 26/09/2005 17:22

Vereadores do PL anunciam suas desfiliações

A segunda maior bancada partidária da Câmara está desfeita. Os três vereadores do Partido Liberal anunciaram hoje, 26, suas desfiliações. Eles alegam a situação desconfortável quer ficaram, após as denúncias do dirigenete do partido nacional, o ex-deputado federal Waldemar da Costa Neto, que mesmo tendo renunciado a cadeira no Congresso, para não enfrentar o processo de cassação a que seria submetido, continuou na direção nacional.
"Além dos escândalos nacionais envolvendo o PL, ainda temos o agravante de nunca termos recebido sequer, a ajuda na condução dos trabalhos e um único real para trabalhar os candidatos em nossa região, quer tenha sido do diretório nacional ou estadual", reclama Célio Aleixo, vice-presidente do partido. Ele, que era filiado ao partido desde 1999, assim como também o vereador Nardyello Rocha, e Adelson Fernandes, filiado há 8 meses, informaram que estão estudando convites de novas propostas partidárias, mas que não resolveram por partido algum, até o momento.
 "Iremos primar, sobretudo, por um partido que esteja com a imagem menos manchada, porque diante desta crise nacional, o PL é o segundo partido mais afetado por denúncias de irregularidades, encabeçado pelo PT", ressaltou Nardyello Rocha.
Ainda segundo ele, a decisão individual será democrática. "Não iremos optar obrigatoriamente pelo mesmo partido. Estávamos juntos no PL e intencionamos ainda estar, em um próximo partido, mas independente de estarmos juntos ou não, estaremos continuando dando base ao Governo municipal", garantiu Rocha.
    Os vereadores Adelson e Nardyello solidarizam-se com o vice presidente, Célio e reafirmam  que, o diretório nacional nunca enviou uma única ajuda financeira ao diretório municipal.
"Como se não bastasse a falta de  respaldo nacional e estadual, o estatuto, ao meu ver, fere a liberdade dao Diretório Municipal, porque deixa claro que o diretório estadual tem autonomia para inteferir no estatuto municipal, inclusive com poder de destituí-lo, se for o caso. Então, como um nível estadual pode ter tanta autonomia se não ajuda o município em nada?, isto é uma incoerência", indaga Célio Aleixo.
O PL, que tem mais de 3,5 filiados em Ipatinga, tambem perdeu seu  presidente, o diretor do DNIT, Alexandre da Silveira, também se desfiliou do PL. "Os cinco membros, que estão abaixo do presidente e do vice, agora podem convocar nova eleição", explica Aleixo.
Adelson Fernandes informou que sua decisão, além da decepção com a direção nacional do partido, se dá porque ele não deseja ficar como único membro do partido na Câmara.
Os vereadores se reúnem amanhã, 27, e deverão anunciar sua nova filiação, até sexta-feira, dia 30.