Nardyello ministra palestra sobre bullying para vereadores mirins
Publicada em 13/09/2010 18:25
Diretores de escolas presentes se interessaram pelo conteúdo e pediram que o autor da lei, levasse informações a mais alunos
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), ministrou palestra sobre bullying aos vereadores mirins, estudantes e pais de alunos, durante reunião ordinária dos mirins, realizada nesta terça-feira (13/09).
Nardyello é autor de uma lei, que institui a política antibullyng na rede de ensino de Ipatinga.
Durante sua exposição, o parlamentar destacou que o problema do bullying só será resolvido se toda a comunidade escolar abraçar a causa. Segundo ele, as escolas que trabalham valores humanos saem na frente e ganham no combate à prática.
Nardyello fala a estudantes sobre bullying, assunto que tem ganhado grande destaque na imprensa e entre educadores
É considerado bullying as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, com o objetivo de intimidar, agredir física e moralmente, humilhar, isolar socialmente, causando dano emocional ou físico à vítima, sem que ela tenha a possibilidade ou capacidade de se defender.
Durante sua fala, o parlamentar pontuou diversos exemplos sobre o que é o bullying, inclusive o praticado na Internet, também conhecido como cyberbulling, bem como, características de crianças que são praticantes ou vitimas.
O vereador aconselhou pais e professores a observarem o comportamento de filhos e alunos para identificar se eles podem ser vítimas ou praticantes de bullying.
“Tem pessoa que pratica o bullying e pensa que o prejudicado é somente a vitima, isto é um engano, por que tanto vitima quanto agressor é prejudicado. Quem agride poderá levar para a vida adulta o comportamento agressivo e poderá até tornar-se uma pessoa de má conduta”, exemplificou.
De acordo com o parlamentar, a prevenção é fundamental para que o índice não suba.
“É preciso discutir e adotar políticas de combate, porque este é o caminho para garantir que nossas crianças não se tornem vitimas desta prática. Combater o bullying é respeitar as características individuais de cada um”, concluiu.
Para Ivone Rosa Ferreira de Sá, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Artur Bernades, é extremamente importante combater o bullying.
“Discussões como esta devem acontecer sempre. É preciso divulgar o que é o bullying e como combatê-lo, temos feito isso em nossa escola e observado um bom resultado junto aos alunos”, afirmou.
A estudante Milena Marsalia disse que quando observa algum colega praticando bullying o aconselha a não fazer e conta para sua professora.
Mais - Uma agenda está sendo montada com as escolas que tiverem o interesse de levar a palestra para seus alunos. De acordo com Nardyello, em breve a palestra será ministrada diretamente nas instituições de ensino.