Câmara aprova projeto para incentivar reciclagem de óleos e gorduras
Publicada em 20/09/2010 16:03
Vereadores aprovam projeto em 2ª discussão e votação que implanta programa de reutilização do óleo
Seguirá agora para a sanção do Executivo o Projeto de Lei 138/09, que institui no município de Ipatinga o “Programa de Incentivo ao Tratamento e à Reciclagem de Óleos e Gorduras”.
A matéria, de autoria do vereador Nilson Lucas Nilsinho (PMDB), foi aprovada em 2ª discussão e votação na reunião ordinária desta segunda-feira (20/09).
O vereador Nilson Lucas (Nilsinho) em reunião ordinária desta segunda-feira (20/09)
A proposta pretende estimular a prática da reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal, de uso doméstico, comercial ou industrial.
Entre as medidas definidas pelo parlamentar, estão trabalhos educativos em escolas e benefícios fiscais a pequenas e médias empresas que aderirem ao projeto.
Esforço, segundo Nilsinho, essencial para preservar os mananciais hídricos do município.
“Estima-se que apenas 1 litro de óleo contamina mais de 1 milhão de litros de água”, afirma Nilsinho.
O parlamentar acredita que, além dos benefícios ambientais, o projeto favorecerá também a criação de empregos e renda.
“Pretendemos estimular a prática do cooperativismo, estimulando, por exemplo, a coleta do óleo para que seja posteriormente reciclado.”
Ficará a cargo de o Executivo indicar postos de coleta de óleos e gorduras em escolas, restaurantes e postos voluntários.
Mais
O acúmulo de óleo ou de gordura nos canos pode causar entupimento, refluxo de esgoto e até rompimento das redes de coleta.
O óleo pode também impermeabilizar o solo.
Quando é despejado diretamente nos rios e represas, fica na superfície, impedindo a entrada de luz e ameaçando a vida de espécies aquáticas.
Como afirmado por Nilsinho, 1 litro de óleo contamina mais de 1 milhão de litros de água, quantidade equivalente ao consumido por uma pessoa durante 14 anos.
Imagem de rio contaminado com óleo
Fotos: coolmeia.ning.com; sosriosdobrasil.blogspot.com