Educadores das creches são reconhecidos como
Publicada em 23/09/2010 17:22
Equiparação do cargo aos professores contratados pela rede municipal de ensino foi autorizada pela Prefeitura Municipal
Uma antiga luta dos profissionais de educação que trabalham nas creches de Ipatinga teve sua primeira etapa alcançada. O reconhecimento como “Professores de Educação Infantil” é uma reivindicação assumida pelo vereador Roberto Carlos com a Secretaria Municipal de Educação desde o ano de 2009. Estes professores comemoram neste mês de setembro o atendimento da primeira etapa.
O vereador Roberto Carlos em audiência realizada em agosto de 2009 com profissionais que trabalham nas creches de Ipatinga
A equiparação do cargo aos professores contratados pela rede municipal de ensino, com a nova nomenclatura na carteira de trabalho, foi autorizada pela Prefeitura Municipal, que irá inserir o pedido no Plano de Trabalho da Educação em 2011. “As carteiras de trabalho deverão ser recolhidas pelas creches empregadoras para que façam a anotação”, explicou o Secretário de Educação, Maurício Mayrink.
Essa reivindicação ganhou força em agosto de 2009, quando o vereador convocou uma audiência pública com as professoras das creches para discutir a situação com a então Secretária de Educação. O resultado favorável foi anunciado neste mês de setembro.
“Vencemos a primeira etapa desta batalha, pois a meta é, além do cargo, a equiparação salarial destes profissionais que realizam um importante trabalho nas mais de 40 creches de Ipatinga. O trabalho continuará com a Prefeitura nesse sentido”, garantiu Roberto Carlos.
Em defesa da categoria, o Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do Estado de Minas Gerais (Sintibref) comemorou a iniciativa em Ipatinga. “A anotação já é um grande avanço, pois é o reconhecimento de um desejo antigo destes profissionais. Agradecemos o empenho do vereador e seu gabinete que nos ajudou na elaboração dos materiais e esteve ao nosso lado no processo”, destacou Viviane Araújo, representante do Sintibref no Vale do Aço.
A sindicalista lembrou que este movimento dos Professores de Educação Infantil aconteceu em todo o Estado de Minas Gerais. “As principais cidades já conseguiram o reconhecimento do cargo, agora estão em busca da igualdade salarial”, acrescentou.