Início do conteúdo

Vereador propõe colocação de piso tátil


Publicada em 28/09/2010 17:20

Vereador propõe colocação de piso tátil
Objetivo é de que cegos consigam perceber obstáculos
 
 
 
Os parlamentares aprovaram em primeira votação projeto de lei que dispõe sobre a colocação de piso tátil para demarcar obstáculos em áreas públicas e a localização de faixa de pedestres visando à acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência visuais no município de Ipatinga.
 
Trata-se do projeto 131/10, de autoria do vereador Saulo Manoel (PT).
 
Pela proposta de lei, aprovada em primeira votação no último dia 20, todo equipamento permanente a ser instalado em calçadas, parques, passeios públicos e em outras áreas de circulação de pessoas deverá ser circundado por piso tátil, sensível ao contato das pessoas portadoras de deficiências visuais.
 
O piso tátil é aquele em que há existência de bolinhas, daí ser conhecido também como piso de bolinha. Sua principal função é alertar e normalmente é encontrado em porta de elevadores, rampas de acesso às calçadas, próximos a orelhões, início e termino de escada.
“Quando o serviço público quer, ele realiza. Prova disso é que a Avenida Paulista é inteira sinalizada com piso de bolinha. Os portadores de deficiência visual precisam muito deste tipo de investimento, para conseguirem rastrear os obstáculos com a bengala”, defendeu o autor da matéria, Saulo Manoel.
As calçadas também deverão ser demarcadas com piso tátil, na área em que se encontra a faixa de pedestres.
Nos locais em que já existem este tipo de piso, os locais deverão ser adaptados para cumprir o estabelecido na lei. Para isso, a lei estende o prazo de até 3 anos, a partir da data de publicação da presente lei. 
O piso tátil ou direcional a ser instalados deverão obedecer às especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A lei, uma vez regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 18º dias, a contar de sua publicação.
 
 Foto: elisaprado.com.br
 
 
Início do rodapé