Aprovado projeto de lei que institui Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno
Publicada em 29/09/2010 17:11
O projeto do vereador Nilson Lucas foi aprovado em 1ª votação e discussão
Os vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga aprovaram por unanimidade, nesta quarta-feira (29/09), em reunião ordinária, o Projeto de Lei nº. 150/2010, de autoria do vereador Nilson Lucas Nilsinho, que visa promover no município a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno.
O vereador Nilson Lucas Nilsinho durante reunião ordinária na qual foi aprovada o projeto de lei
A ideia, segundo Nilsinho, é estimular o interesse da sociedade na conscientização da necessidade do aleitamento materno; possibilitar orientações às futuras mães sobre as necessidades da amamentação nos primeiros meses de vida; informar as atuais e futuras mães que o aleitamento materno reduz a probabilidade do surgimento de câncer de mama, como também possibilita ao útero o retorno ao seu tamanho normal após o parto; além de difundir a informação de que crianças alimentadas com leite materno são mais resistentes às doenças, devido aos anticorpos e nutrientes necessários às suas necessidades.
Através da matéria, se sancionada, ficará instituído no calendário municipal a primeira semana do mês de agosto, como alusiva a comemoração do Incentivo ao Aleitamento Materno.
Os projetos e ações voltados a promover a campanha anual serão organizados, realizados e amplamente divulgados pelo poder Executivo Municipal, de forma a propiciar a efetiva participação da sociedade.
Mais
Nilsinho também foi autor da indicação de anteprojeto que previu a ampliação da licença-maternidade para servidoras públicas municipais, de 120 para 180 dias.
O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores em segunda votação por unanimidade.
O benefício também foi estendido às mães que adotarem ou obtiverem guarda judicial de crianças até um ano de idade.
A lei que já é adotada na esfera federal, agora foi conquistada também para as ipatinguenses.
Foto: planetadosbebes.com