Câmara debate em audiência problemas das creches muncipais
Publicada em 05/10/2010 17:34
Parlamentares fundarão a Frente Parlamentar de Defesa da Creche
A Câmara realiza nesta quarta-feira (06/10), às 18 horas, audiência pública para debater o Dia Nacional de Luta pela Creche. A audiência é de autoria do vereador Agnaldo Bicalho (PT) e tem como objetivo debater os problemas envolvendo creches no município e ao mesmo tempo buscar propostas para solucionar problemas
Dentre os problemas, estão o número insuficiente de vagas em creche para as crianças no município, a falta de construção de novas creches em Ipatinga e a redução da permanência das crianças de 0 a 4 anos.
Conforme o vereador, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as creches deixaram de ser locais de "guardar" crianças para se tornarem locais em que há ensino. Embora seja com 5 anos que se exija o início da vida escolar da criança, a LDB prevê que atividades sejam incluídas nas creches que não se limitam apenas a cuidar de crianças como zeladoras, tanto é assim que há professoras nas creches.
“Em Ipatinga, há 18.308 crianças em idade de freqüentar creches, mas há somente 7.012 vagas, sendo mais de mil delas de berçários e escolas particulares. O déficit é enorme em relação ao numero que deveria existir”, disse Agnaldo.
Ainda segundo ele, “nos últimos anos, nenhuma nova creche foi construída e, para piorar a situação, as normas dos convênios impostas pela prefeitura fizeram com que as creches reduzissem o número de crianças atendidas”.
O parlamentar ainda explicou que o projeto do Executivo municipal para minimizar esse problema é universalizar 4 horas por dia o tempo em que cada criança passa nas creches para dobrar o número de vagas. “Isso quer dizer que aquelas mães que trabalham fora e precisam deixar seus filhos em creches só poderão contar com 4 horas/dia, caso o projeto da Prefeitura seja implantado, como elas poderão trabalhar fora sem ter onde deixar seus filhos?”, indagou o parlamentar.
São por esses motivos e pelas inúmeras reclamações que Agnaldo tem afirmado que ele, juntamente com o vereador Roberto Carlos (PV) e César Custódio (PPS), irão criar a Frente Parlamentar em Defesa da Creche.
Além do prefeito, secretário municipal de Educação, a audiência contará com a presença do Sindicato dos Comerciários – SECI--, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA), representantes das creches e comunidades em geral.
A audiência é aberta ao público e sua participação é muito importante.