Início do conteúdo

Patrulha Escolar é realidade em Ipatinga


Publicada em 06/10/2010 13:00

Patrulha Escolar é realidade em Ipatinga
Vereador Nilsinho visitou o 14º BPM para ver de perto os veículos adquiridos
O Projeto de Lei 176/09, de indicação do vereador Nilson Lucas Nilsinho (PMDB), que institui a Patrulha Escolar na cidade de Ipatinga, já é realidade. Nove veículos da frota que atuará no projeto foram entregues à PM na tarde dessa segunda-feira (04/10). Seis carros Fiat Uno e três Pálios Adventure, zero quilômetros, já estão no pátio do Batalhão.
Essa é a primeira remessa de veículos adquiridos com o montante de 660 mil reais oriundos da economia da Câmara em 2009. A verba prevê a aquisição de 13 viaturas caracterizadas, mais quatro viaturas descaracterizadas e seis motocicletas. De acordo com o Major Stenner, a segunda remessa de sete veículos e seis motocicletas está prevista para ser entregue ainda esse mês. 
O projeto, votado em dezembro de 2009, que institui a atuação da PM em todas as escolas da rede municipal de ensino, atenderá a todos os bairros da cidade, com o intuito de inibir  a criminalidade nas instituições. Além do patrulhamento, a Patrulha Escolar aumentará a sensação de segurança das comunidades, essencial para melhoria da qualidade do ambiente escolar. 
O convênio, celebrado entre o Município e a Polícia Militar, agora investirá na capacitação dos policiais que atuarão no projeto. O Major Stenner já adiantou que três policiais serão encaminhados à cidade de Teófilo Otoni para treinamento. Logo após, os militares serão selecionados. A estimativa é de que o projeto seja de fato implantado ainda esse ano.
 Nilsinho esteve no Batalhão, na tarde dessa terça-feira (05/10) para ver os veículos e ressaltou: “A Patrulha Escolar é a necessidade de adoção de medidas e prevenção e repressão criminal no ambiente escolar. Fico feliz em ver que o projeto de fato está sendo implantado e que beneficiamos todos os bairros ipatinguenses”, disse. 
Nilson, autor do projeto, cobrou durante vários meses, que as viaturas fossem adquiridas
Dona Miguelita Neres Santos Silva, professora há mais de 20 anos da Escola Municipal Jaime Moraes Quintão, situada no Bairro Jardim Panorama, relatou ter assistido a muitos problemas quanto ao tráfico de drogas em várias escolas do município e acredita que com a atuação da Patrulha Escolar esses problemas sejam minimizados.
 "Eu considero importante essa iniciativa. Vamos respirar aliviados agora, pois a segurança escolar é primordial”, finalizou. 
Os pais de Leonardo de Souza Almeida, de 10 anos, também afirmam estar aliviados com a implantação do projeto. Rosilene Melo de Souza e Gélio Coelho de Almeida todos os dias sentiam insegurança ao ver o filho único ir à escola. Leonardo estuda na Escola Nelcina Rosa de Jesus, no Bairro Veneza I, que também receberá patrulhamento da PM.
“Agora nos sentimos mais seguros com certeza. Hoje em dia é difícil soltar os filhos não tendo certeza de que voltarão protegidos. Assistimos todos os dias pessoas aliciando crianças em porta de escolas e tínhamos uma preocupação muito grande com nosso filho, mas agora vemos que esse problema será amenizado e nosso sofrimento vai acabar” desabafou o pai.
Pais mais seguros com a chegada de viaturas que irão beneficiar o patrulhamento da cidade
Início do rodapé