Construções sob rede elétrica serão debatidas em audiência pública
Publicada em 19/10/2010 16:06
Com a proximidade das chuvas, moradores são impedidos de fazerem reformas
Nesta quinta-feira (21/10), às 19h, a Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) irá discutir a situação de milhares de famílias de Ipatinga que vivem sob linhas de transmissão de energia elétrica administrada pela Cemig.
De autoria dos vereadores Roberto Carlos (PV) e Adelson Fernandes (PSB), a audiência visa debater o impasse que já ocorre há anos entre a Cemig, a Prefeitura e os moradores.
Os moradores argumentam que desconheciam a proibição de construir debaixo da rede elétrica e acrescentam que não houve fiscalização da Prefeitura para impedir as obras.
Fios de alta tensão da CEMIG passam em cima de residências construídas sem fiscalização (foto Wôlmer Ezequiel)
As construções se localizam em diversos bairros do município, entre os quais Iguaçu, Limoeiro e Vila Celeste.
A proximidade do período de chuvas agrava o problema, já que, por questão de segurança, os moradores estão impedidos de fazer qualquer reforma nas casas, sob pena de serem processados.
Eles ainda podem ter que ser obrigados a deixar essas regiões, após possível acordo entre a administração municipal e a Cemig.
Para o vereador Adelson Fernandes, houve negligência por parte da Prefeitura em permitir a construção nos locais sob a rede elétrica.
“Houve a falta de fiscalização da Prefeitura. Essas casas não poderiam ser construídas nesses lugares”, disse ele.
O vereador Roberto Carlos acredita na solução do impasse, mas disse que é preciso antes discutir o tema com a comunidade.
“Uma das soluções é a desapropriação de uso de uma área no município que possam ser edificadas novas moradias para o reassentamento, mas precisamos discutir e encaminhar soluções [à Prefeitura e Cemig]”, afirmou.