Postos de saúde passarão a contar com livro para reclamações
Publicada em 20/10/2010 16:53
Objetivo é avaliar serviços prestados; sugestões também podem ser feitas
Para acompanhar os serviços prestados pelo município, o vereador Nilton Manoel (PMDB) propôs projeto de lei (152/10) que dispõe nas unidades de saúde de livros ou formulários para reclamações, que devem ficar em local visível e de fácil acesso ao público.
As unidades de atendimento ao público da Secretaria Municipal de Saúde deverão se adaptar a essa nova medida assim que a lei for publicada.
Considera-se como unidades de atendimento de saúde as unidades básicas e secundárias, consultórios odontológicos, policlínicas, pronto-socorros e hospital municipal.
Nesta quarta-feira (20/10), a proposta foi aprovada em 1ª discussão e votação, e a expectativa é de que os vereadores votem novamente a favor do projeto na próxima reunião ordinária, ainda sem data marcada.
Cópias dos registros deverão ser encaminhadas mensalmente ao Conselho Municipal de Saúde, ao secretário municipal de saúde e à Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-Estar do Legislativo, formada pelos vereadores Dário Teixeira (PT), Maria do Amparo (PDT) e Pedro Felipe (PTB).
“O livro ou formulário visa não somente reclamações e críticas, mas principalmente destacar os pontos que devem ser foco de melhorias no atendimento à população”, explica Nilton Manoel em seu projeto.
“Acreditamos que os usuários utilizarão o livro com sugestões válidas”, completou.