Início do conteúdo

Coordenação especial de comunicação para deficiente auditivo será criada


Publicada em 11/11/2010 13:03

Coordenação especial de comunicação para deficiente auditivo será criada
Ao instalar telefone adaptado, o presidente Nardyello Rocha defendeu a ampliação da inclusão social das pessoas surdas
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), anunciou, durante audiência pública, realizada na tarde desta quarta-feira (10), a ampliação da inclusão social das pessoas surdas.
De acordo com o vereador, será criada na Câmara de Ipatinga uma coordenação especial de comunicação. Ele destacou também que, atualmente, 25 servidores do legislativo são capacitados através de um curso de libras.
“Nossa meta é ter um intérprete em cada reunião e audiência realizada nesta casa, e assim, o deficiente auditivo também terá a possibilidade de acompanhar os trabalhos do legislativo”, disse.

Nardyello recebe orientação de técnico da Oi quanto ao funcionamento do telefone adaptado instalado no hall da Câmara
 
 
Além destas duas propostas, Nardyello comemorou a instalação do telefone para atender as pessoas surdas.
“É com muita satisfação que nós acompanhamos a instalação do equipamento exatamente no dia em que realizamos uma audiência sobre conscientização da pessoa surda”, comemorou.
O aparelho ficará no hall central da Câmara e ficará ligado a uma central nacional. Para ter acesso, o cidadão precisará adquirir um cartão telefônico simples.
Diversos serviços podem ser acessados através do telefone especial. Contatos em sua residência, marcação de consultas, noticias de familiares distantes, dentre outros.
“Nós temos orgulho de participar desta inclusão”, disse e acrescentou, “estou fazendo um estudo para criar um projeto de lei que vai proporcionar uma inclusão ainda maior. Vamos propor que estabelecimentos culturais, como teatros e cinemas, tenham um profissional para tradução em libras. Estamos em fase de estudos, em breve teremos nossa proposta concluída”, explicou.
Audiência
A audiência pública sobre o Dia de Conscientização da Pessoa Surda contou com a presença de vereadores, servidores da CMI, alunos e professores das Escolas Municipais Maria Rodrigues Barnabé, Altina Olívia Gonçalves e Escola Estadual João XXIII.

Jovens estudantes interpretam, em Libras, a música Imagine, de John Lennon
Os presentes assistiram a palestras sobre inclusão e o trabalho que as escolas realizam com os surdos. Os alunos também fizeram apresentação musical e a encenação de uma peça teatral interpretada em libras.
Os servidores da Câmara que fazem o curso de libras também fizeram uma apresentação musical, eles interpretaram, em libras, a música de Roberto Carlos, “é preciso saber viver” e emocionaram o público presente.
O vereador Nardyello encerrou a audiência e declarou sua satisfação com o grande número de pessoas presentes.
“Eu só posso agradecer a presença de cada um, é um prazer ver este plenário cheio para, juntos, discutirmos um assunto tão importante. Garanto a todos vocês que esta causa eu sempre defenderei”, finalizou.
 
Início do rodapé