Indícios de irregularidades são confirmados pela CPI dos Kits Escolares
Publicada em 16/11/2010 16:57
Depoimentos de diretoras e diligências nas escolas comprovam as suspeitas sobre a maneira que os materiais foram comprados e entregues pelo Governo Robson Gomes
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por apurar os indícios de irregularidades cometidas pelo Governo Robson Gomes na compra dos kits escolares concluiu nesta terça-feira (16/11) a primeira etapa das oitivas com os diretores da rede municipal de ensino. Ao todo, foram ouvidas 71 pessoas, que ocuparam ou ocupam cargos de direção nas escolas.
Segundo o advogado Adalton Cunha, responsável por coordenar os trabalhos, os depoimentos foram unânimes em afirmar que a maioria dos materiais pedagógicos e de vestuário ainda não foram entregues aos alunos.
“Durante esses dias, nós ouvimos as pessoas que recebiam da Prefeitura os materiais que deveriam compor os kits escolares. De forma quase uníssona, todos os educadores se queixaram de um ou outro item que ainda não foi entregue aos seus alunos. Houve caso de algumas escolas que ainda não receberam nenhum dos materiais comprados pela PMI para ser repassado aos estudantes”, afirmou ele.
O advogado informou ainda que nos próximos dias serão convocados o Secretário de Assistência Social de Ipatinga, Daniel Guedes Soares, e diversos coordenadores e diretores ligados a mesma pasta.
“Ouvimos os educadores. Agora iremos ouvir as pessoas que têm a função de monitorar o repasse dos kits às escolas. Iremos fazer isso até chegar a vez do Secretário de educação de Ipatinga e em seguida o próprio prefeito Robson Gomes”, completou.
DILIGÊNCIAS
Além de concluir o início das primeiras oitivas, a CPI dos Kits Escolares terminou também nesta terça a série de diligências realizadas em cada uma das escolas municipais de Ipatinga.
Com o objetivo de constatar “in loco” o número de materiais recebidos pelos diretores escolares, os membros da CPI averiguaram cada um dos 200 itens que compõe as remessas dos kits escolares.
“Em uma dessas escolas nós descobrimos que de 1093 alunos apenas 20 receberam os pares de tênis dos kits. E a diretora nos confidenciou que esses 20 pares só foram encaminhados para que os alunos pudessem desfilar uniformizados durante o desfile de 7 de Setembro. Isso não é um caso isolado. Várias escolas estão sem receber a maioria dos materiais. Ao contrário das declarações irresponsáveis do atual secretário de educação, Mauricio Mayrink, que inclusive já chamou as diretoras de mentirosas, nós estamos indo escola por escola para saber a verdade sobre a compra e a entrega dos Kits Escolares pela Prefeitura de Ipatinga”, disse o vereador Sebastião Guedes (PT), presidente da CPI.