Início do conteúdo

Vereador defende criação de clínicas públicas para dependentes químicos


Publicada em 19/11/2010 15:07

Vereador defende criação de clínicas públicas para dependentes químicos
Marcada para segunda-feira, às 19h, Audiência Pública discutirá a necessidade e viabilidade de implantação de um centro público de tratamento de dependentes químicos
 
A ausência de centros de tratamento para dependentes químicos sob a responsabilidade da administração municipal levou o vereador Roberto Carlos (PV) a discutir o problema  em Audiência Pública marcada para a próxima segunda-feira (22/11), às 19h.  
 
Em pauta, a necessidade e viabilidade de implantação dessas clínicas em Ipatinga.  
 
Municípios, a exemplo de São Paulo, já contam com centros públicos voltados exclusivamente para dependentes químicos.
 
Hoje, para ter acesso ao tratamento gratuito em Ipatinga, é necessário que haja disponibilidade de vagas em uma das poucas clínicas conveniadas com a Prefeitura.
 
No entanto, o vereador defende a construção e manutenção de centros de recuperação pela administração municipal.
 
O objetivo, diz ele, é ampliar a quantidade de vagas, beneficiando sobretudo famílias de baixa renda.
 
“Familiares de dependentes químicos têm me abordado para relatar o problema. Eles não sabem o que fazer e aonde levar seus filhos e parentes para dar inicio ao tratamento”, afirma o parlamentar.
 
Segundo Roberto Carlos, há uma demanda contida por tratamento no município, motivada especialmente pela falta de informação.
 
“Qual a real situação de Ipatinga? Qual é o tamanho do problema? Quantas pessoas atualmente precisam de tratamento?”, questiona ele.
 
“A falta de conhecimento da população quanto ao direito em receber o tratamento contra as drogas gratuitamente esconde o tamanho do problema. Ninguém sabe quantas são as pessoas que precisam urgentemente de ajuda”, completa.
 
Foram convidados para a Audiência representantes do Poder Judiciário, de escolas municipais, de entidades terapêuticas, de associações de moradores, entre outros.    
 
Confira abaixo entrevista com o vereador Roberto Carlos (PV) a uma TV local:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Início do rodapé