Início do conteúdo

Telefone para Surdos é inaugurado na Câmara


Publicada em 19/11/2010 17:22

Telefone para Surdos é inaugurado na Câmara

Legislativo é pioneiro na região

O telefone disponibilizado pela Câmara Municipal Ipatinga para atender às necessidades especiais de surdos da região foi inaugurado nesta sexta-feira (19/11) pela costureira e instrutora de Libras Marilza Satlher.

Deficiente auditiva desde que nasceu, ela destacou aos intérpretes a conquista de mais uma ferramenta que facilite a comunicação entre os surdos e seus familiares.

“Nunca tinha utilizado um telefone tão especial como esse. Agora, nós poderemos conversar com nossos amigos sem ficar preso aos textos de mensagens dos celulares”, confidenciou Mariilza a uma das inúmeras intérpretes formadas pela Câmara Municipal para atender às necessidades deste grupo de pessoas.

Nos últimos meses, o Legislativo realizou uma série de cursos e treinamentos com seus servidores.

Além de funcionários efetivos da Casa, assessores parlamentares e vigilantes também participaram das atividades.

“Temos nos dedicado intensamente para propiciar a essas pessoas o mínimo de dignidade e cidadania. E o direito à comunicação é fundamental para que esses objetivos sejam alcançados”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PMDB) .

DIÁLOGO

Ao fazer uso do telefone especial e realizar a primeira ligação do equipamento, a instrutora de Libras Marilza Satlher entrou em contato com uma de suas amigas.

“Perguntei como ela estava e disse que estava fazendo o teste de um telefone da Câmara Municipal. Fiquei muito feliz porque pude conversar com independência e liberdade”, revelou.

O sistema, responsável por propiciar o diálogo entre surdos e ouvintes, é denominado pela Anatel como Terminal Telefônico para Surdos (TTS).

Para realizar a conversa, o usuário digita suas mensagens em um teclado e visualiza as respostas em um painel.

Toda a transação é intermediada por uma operadora que funciona para facilitar a relação entre ouvinte/surdo.

Além da Câmara Municipal, o escritório central da Oi de Ipatinga também conta com um aparelho TTS.

Início do rodapé