Crítica à PMI sobre descaso com ônibus da Apae é bem recebida
Publicada em 22/11/2010 17:22
Vereadores apoiam José Geraldo Amigão, que acusou a Prefeitura de não cumprir lei que instala elevadores em ônibus da Associação
Mais uma vez o vereador José Geraldo Amigão (PV) defendeu publicamente, durante reunião ordinária desta segunda-feira (22/11), a necessidade de instalação de elevadores nos quatro ônibus fornecidos para transporte dos alunos da Apae.
Dessa vez, ao usar a tribuna, o vereador teceu críticas à Prefeitura, classificando a ausência dos ônibus adaptados como “falta de respeito aos estudantes mais necessitados”.
“Nós demos um prazo de 90 dias à Prefeitura, mas eles não tomaram providência. Parece que eles tão brincando com os estudantes [da Apae]”, disse ele.
Pela lei (nº. 2704/10), a Prefeitura Municipal de Ipatinga exigirá formalmente das empresas contratadas a instalação de elevadores e outras adaptações, além da eliminação de obstáculos internos que dificultem a passagem dos portadores de necessidades especiais, inclusive os que utilizam cadeiras de rodas.
No entanto, a proposta só ficou no papel.
Os alunos da Apae continuam a receber ajuda de professores, familiares e voluntários para embarcar e desembarcar nos ônibus que os levam à Associação.
Os estudantes são carregados diariamente para dentro e fora dos ônibus. Casos de acidentes envolvendo essa prática são constantes.
A própria filha do vereador Amigão já teve uma das pernas fraturadas ao embarcar.
Durante a reunião de hoje, o vereador recebeu apoio unânime dos colegas parlamentares.
Para o presidente Nardyello Rocha (PMDB), é necessário que o legislativo tome providências duras para que a lei seja cumprida.
“Vamos solicitar ao jurídico a análise da proposta para ver se existe alguma sanção à lei. Se não houver, vamos entrar com um mandado de segurança para que esse direito dos alunos da Apae seja garantido. Vossa Excelência [vereador Amigão] tem todo o nosso apoio”, garantiu Nardyello.
Companheiro de partido, Roberto Carlos também demonstrou indignação quanto ao não cumprimento da lei.
“Nós estamos juntos com o senhor porque essa bandeira em defesa da Apae é também a nossa bandeira. Tenho certeza que mesmo se o senhor não tivesse uma filha que utilizasse o transporte o senhor estaria lutando por essa causa também”, afirmou ele.
Com a instalação dos elevadores, todos os estudantes da Apae de Ipatinga seriam beneficiados com a medida.
Representantes da Associação já estiveram inúmeras vezes no Legislativo defendendo a proposta.
Amigão disse que se reunirá com a Assessoria Jurídica da Câmara para discutir as alternativas para o imbróglio.
O vereador acrescentou que se reunirá também com todos os parlamentares para tratar sobre o tema.
Foto destaque: bemparana.com.br