Câmara moderniza cadastro de fornecedores e processo licitatório
Publicada em 23/11/2010 18:07
Câmara moderniza cadastro de fornecedores e processo licitatório
Fornecedores de bens e serviços da Câmara de Ipatinga agora contam com uma nova ferramenta no site da instituição, o cadastro pela internet.
O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), se reuniu com alguns servidores na tarde desta terça-feira (23/11) para agradecer o empenho na execução do novo site da instituição e o desenvolvimento do Link cadastro de fornecedores.
Nardyello ponderou que seu objetivo como gestor é incentivar o servidor a criar e apoiar as idéias de modernização que o serviço público hoje requer.
“Uma Câmara que é certificada ISO 9001/2008 jamais pode deixar de levar seus servidores a buscarem novos conhecimentos para implantar no Legislativo. Cursos e treinamentos na minha concepção não são gastos, mas sim investimentos”, defendeu.
O novo site www.camaraipatinga.mg.gov.br bem como a ferramenta que permite fornecedores a se cadastrarem pela internet foram desenvolvidos por servidores da casa, que, a partir de uma idéia, buscaram atualização em cursos para colocar o projeto em prática.
Servidores do departamento de comunicação, informática e material e patrimônio estiveram envolvidos no processo de criação.
O jornalista da Câmara, Juliano Ataíde, enfatizou que o curso do qual participou o ajudou a potencializar a internet para realizar o trabalho de marketing da instituição.
“Se não adaptarmos a comunicação para a web ficamos desatualizados. Existem diversas ferramentas disponíveis na web que nos permitem realizar trabalhos interessantes”, disse.
A programadora da CMI, Carla Priscila, enfatizou que a idéia da nova ferramenta surgiu da necessidade de acelerar e tornar mais prático o processo para o fornecedor.
“Com o cadastro online, o fornecedor também pode acompanhar o status de seu processo e sempre que preciso atualizar seus dados”.
O coordenador de informática Juliano Brás de Sousa e a coordenadora do setor de patrimônio, Maristela Cristina, destacaram que o fato de todo o trabalho ter sido desenvolvido por servidores da CMI deixou o trabalho alinhado e o sistema personalizado, de acordo com as necessidades de cada setor envolvido.
Para o vereador Nardyello, “quem colhe os frutos de todo este trabalho são os munícipes e é por eles que estamos aqui”, finalizou.
Registro de preços –
Foi aprovado, em reunião ordinária nesta terça-feira (23), projeto de Resolução 30/2010, que dispõe sobre sistema de registro de preços na câmara de Ipatinga.
O registro de preço é uma forma de contratação após o processo de licitação realizado pela instituição. Todo o processo de licitação ocorre normalmente, a diferença acontece a partir da assinatura do contrato, que será substituído por uma ata de registro de preço.
Para Nardyello, as vantagens do novo método são: o atendimento a demandas imprevisíveis; a disponibilidade de orçamento que será apenas quando for empenhada aquisição ou contratação; redução do volume de estoque, dentre outras.
O parlamentar destaca ainda que outra grande vantagem é a agilização do processo de aquisição e a participação de pequenas e médias empresas.
“Às vezes, alguma empresa não participa de licitação por que não consegue oferecer na totalidade o serviço ou produto licitado, com o sistema de registro de preço, mais de um fornecedor poderá ser contemplado e, por ordem, atenderá a demanda”, concluiu.