No dia em que completa 45 anos, Câmara mantém o certificado ISO 9001:2008
Publicada em 03/12/2010 17:26
Certificação de qualidade dos serviços prestados à população foi mantida após auditoria externa realizada nesta sexta
Instalada em 3 de dezembro de 1965, a Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) completou nesta sexta-feira 45 anos de história, exatamente no dia em que garantiu a manutenção do certificado ISO 9001:2008.
A política de qualidade ISO foi implantada na Câmara de Ipatinga em 2008, sob a presidência do vereador Nardyello Rocha (PMDB).
Desde então, para a manutenção do Certificado ISO, servidores são treinados de acordo com metas de qualidade pré-estabelecidas em cada setor.
Ao final de cada ano, um profissional da BSI, empresa responsável pela análise do sistema de gestão de qualidade de empresas e instituições, vem à Câmara para verificar se os processos em cada setor estão de acordo com as normas de qualidade ISO.
À esquerda- Ana Marisa Carvalho, Lúcio Aguiar (superintendente da Câmara) e o auditor José Virgílio conversam com o presidente e vereador Nardyello Rocha (à direita)
Se estiverem, o certificado é mantido, como foi o caso desta sexta-feira.
“Isso para mim reflete o compromisso de cada servidor em garantir um bom atendimento aos usuários dos serviços, no caso a população de Ipatinga”, disse Nardyello Rocha.
“A mesma linguagem utilizada no setor privado foi muito bem assimilada na Câmara, que pertence ao setor publico”, completou o parlamentar.
A opinião do presidente Nardyello foi também compartilhada pelo auditor da ISO, José Virgílio.
“A Câmara conseguiu a filosofia de qualidade semelhante à das empresas do setor privado. O servidor daqui conseguiu perceber que, como acontece entre as empresas, ele tem cliente, algo raríssimo no serviço público”, disse Virgílio.
Para o aprimoramento dos trabalhos, a Câmara realiza diversas atividades, tais como pesquisa de opinião e atendimento das necessidades de cada setor.
O munícipe pode também fazer sugestões.
Segundo a analista do Legislativo e Coordenadora do Sistema de Gestão de Qualidade da Câmara, Ana Marisa Carvalho, o processo de manutenção do certificado realizado nesta sexta-feira ocorreu sem sobressaltos.
“A qualidade do serviço foi garantida, o que reflete o trabalho diário realizado pelos servidores da Casa”, afirmou ela.
Como a periodicidade da auditoria da manutenção da ISO é anual, a próxima visita do profissional da BSI está prevista para o fim de 2011.
ISO
Criado por institutos de padronização europeus, o Sistema ISO 9001 representa uma série de normas e procedimentos que, se colocadas em prática de maneira correta e competente, trazem uma série de benefícios diretos para todos que usufruem dos serviços oferecidos por setores privados e públicos.
Aproximadamente 9 mil empresas já foram certificadas na América do Norte, 1,2 mil na América do Sul, sendo que a maioria absoluta dessas empresas concentra-se no Brasil.
História da Câmara
O legislativo municipal iniciou seus trabalhos após a emancipação do município de Ipatinga, ocorrida em 29 de abril de 1964.
A instalação da Câmara se deu em plena ditadura militar e contou inicialmente com 9 vereadores. Atualmente, a população é representada por 13 parlamentares.
Livro da ata da sessão solene de 1965 que deu início as atividades legislativas de Ipatinga
Embora tenha sido instalado quase 20 meses depois da emancipação do município, o Legislativo contribuiu decisivamente na definição dos contornos da organização político-administrativa de Ipatinga, estabelecendo as primeiras legislações relacionadas às intervenções urbanísticas necessárias ao crescimento e desenvolvimento da cidade.
Entre elas, estão a denominação de escolas e ruas, a regularização fundiária, a assinatura de convênios, a abertura de créditos e a construção de prédios públicos.
A eleição da primeira Mesa Diretora foi realizada logo em seguida do ato de instalação.
O cargo de presidente foi disputado pelos então vereadores Gedeão de Freitas, Wilson Teixeira e João de Souza Carvalho.
Gedeão foi eleito com 5 votos e os demais parlamentares obtiveram 2 e 1 voto, respectivamente.
Hoje, a Câmara é comandada pelo vereador Nardyello Rocha (PMDB), que ocupa o cargo pela 2ª vez.