Dário quer assistentes sociais nas escolas de Ipatinga
Publicada em 20/12/2010 17:49
As escolas municipais de Ipatinga poderão passar a contar, a partir do ano que vem, com profissionais de Serviço Social para o acompanhamento dos alunos e suas famílias.
Essa medida está prevista no projeto de lei nº 107/2010, de autoria do vereador Dário Teixeira (PT), que foi aprovado em primeira votação, por unanimidade, na reunião desta segunda-feira (20/12). O projeto volta ao plenário para segunda votação ainda esta semana.
Dário Teixeira disse que decidiu apresentar o projeto por conhecer a difícil realidade vivida hoje na rede pública de ensino, com problemas como repetência, evasão de alunos e, principalmente, os casos de violência.
“É preciso criar uma estrutura para dar apoio aos professores, diretores e aos próprios alunos e suas famílias. Uma orientação social pode ajudar a evitar vários problemas”, defende o vereador petista.
O projeto de Dário Teixeira institui o Serviço Social Escolar em toda a rede municipal. Esse serviço, conforme estabelece o projeto, “consiste no desenvolvimento de ações de acompanhamento social dos alunos regularmente matriculados nas escolas da rede pública de ensino do município de Ipatinga”.
A matéria determina ainda que cada turno de funcionamento das escolas contará, no mínimo, com um profissional de Serviço Social.
PROTEÇÃO -
“A presença de assistente social nas escolas é fundamental para o melhor funcionamento da rede de ensino. Trata-se de um profissional qualificado para tratar de diferentes questões sociais, que será muito útil nas discussões, planejamentos e resolução de conflitos nas escolas. Muitas vezes, um incidente que acaba na polícia ou com outras conseqüências sérias poderia ser evitado com a atuação de um profissional do ramo”, defende Dário Teixeira, que, além do melhor tratamento aos alunos da rede municipal, destaca que a medida abrirá vagas para esses profissionais.
Conforme ele, a proposta é de que o Serviço Social Escolar seja integrado a um sistema de proteção mais amplo, operando de forma articulada com outros serviços assistenciais, voltado aos pais e alunos, no âmbito da educação e no conjunto das demais políticas sociais, instituições privadas e organizações comunitárias.
O projeto de Dário Teixeira também determina como competências do Serviço Social Escolar a realização de levantamentos sócio-econômico e familiares para caracterização da população escolar; elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar, visando à prevenção da evasão escolar e a melhoria do rendimento dos alunos; coordenação dos programas assistenciais já existentes nas escolas; realização de visitas domiciliares, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade sócio-familiar, possibilitando uma assistência adequada; elaboração de programas de prevenção e combate à violência, doenças infecto-contagiosas e outras questões de saúde pública; elaboração de atividades comunitárias a serem desenvolvidas com os alunos; e implementação de outras ações na área do Serviço Social.