Vereador quer incentivar plantio de Citronela e Crotalária contra a dengue
Publicada em 21/12/2010 16:42
Projeto de Lei de autoria do vereador César Custódio é apresentado para combater o mosquito Aedes Aegypti por meio de um método natural
A Câmara Municipal de Ipatinga (www.camaraipatinga.mg.gov.br) pretende instituir no município uma campanha de incentivo ao cultivo de Citronela e da Crotalária, como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A Citronela e a Crotalária são arbustos que têm propriedades físico-químicas e podem contribuir naturalmente para o combate à Dengue.
Projeto de Lei de autoria do vereador César Custódio (PPS) quer incentivar o plantio das duas plantas mediante divulgação sobre os benefícios do cultivo e a manipulação das plantas nas residências, comércios, indústrias, jardins, canteiros públicos e em terrenos baldios.
Imagem de uma citronela, planta propriedades físico-químicas que contribui naturalmente para o combate à dengue
De acordo com o autor do Projeto, a Prefeitura Municipal deverá promover ampla campanha de conscientização sobre a utilização e a eficácia das plantas, incentivando a população ao cultivo em quintais, jardins, vasos e terrenos baldios.
“Poderemos diminuir naturalmente a epidemia da dengue que tem vitimado muitas pessoas, trazendo grandes prejuízos a saúde pública do nosso município, considerando acima de tudo os benefícios à saúde da população em geral”, frisou César Custódio.
A distribuição gratuita de mudas e sementes da Citronela e Crotalária ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, que poderá ser feita através dos agentes de controle de endemias durante as visitas e mutirões de combate à dengue nas residências e comércios.
O Município terá um prazo de 6 meses, após a aprovação do projeto na Câmara Municipal e publicação para regulamentar a Lei. O prazo é para que o Poder Executivo providência as sementes e mudas que serão distribuídas à população.
Exemplos
Várias cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná já implantaram projetos dessa natureza, onde já demonstraram eficácia no combate biológico ao mosquito transmissor da Dengue e Febre Amarela.
Originária da Índia, a Crotalária quando floresce atrai as libélulas que são predadoras naturais do Aedes Aegypti. As libélulas põem seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Depois de postos, os ovos viram larvas e essas se alimentam de outras larvas, inclusive do transmissor da Dengue, o que pode diminuir naturalmente a manifestação e proliferação do transmissor da doença.
A Citronela tem ação repelente devido ao seu odor característico exalado das folhas. Com a planta, pode ser feita uma essência que tem o poder de matar as larvas e as pupas do mosquito em até três horas. Dela é extraída a matéria-prima para fabricação industrial de repelentes de insetos. A planta é parecida com Capim e é originária da Indonésia e o mesmo cheiro que agrada aos humanos é insuportável aos insetos. Uma touceira de Citronela pode repelir os mosquitos em até uma área de 50 metros quadrados.