Vereadores de Ipatinga conhecem trabalho de monitoramento do ar adotado pela Feam e Cetesb
Publicada em 14/01/2011 14:35
Os vereadores Roberto Carlos (PV) e César Custódio (PPS) realizaram nesta semana reuniões oficiais pela Câmara Municipal nas cidades de Belo Horizonte/MG e São Paulo/SP. Na pauta, discussões sobre os sistemas de monitoramento da qualidade do ar adotados nas políticas de Estado Paulistas e Mineiras, tendo em vista as ações realizadas em Ipatinga.
Na tarde da última segunda-feira (10/01), os representantes do legislativo ipatinguense se reuniram com analistas ambientais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) na capital mineira.
Os vereadores Roberto Carlos e César Custódio (à esq.) com técnicos da Cetesb de Cubatão
“Recebemos muitas informações sobre o sistema de monitoramento adotado em Ipatinga, vimos que temos muito a melhorar”, relatou o vereador Roberto Carlos.
Na quarta-feira (11/01), os vereadores foram recebidos na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na divisão de qualidade do ar.
“Nos chamou a atenção que, além de monitorar a qualidade do ar, eles disponibilizam em tempo real em sites na internet. Outro ponto importante é que em São Paulo eles aplicam penalidades severas aos infratores. O sistema paulista é referência como política de Estado em meio ambiente”, declarou Roberto.
Ainda segundo os legisladores, a Cetesb tem um funcionário responsável por monitorar cada fonte geradora de poluição, o que permite melhor cumprimento da legislação ambiental.
Para fechar a agenda, na quarta-feira (12/01), os parlamentares foram à cidade de Cubatão, onde está instalada uma unidade da Usiminas. Os vereadores foram recebidos na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde conheceram o trabalho modelo realizado no monitoramento das emissões das fábricas e do controle da qualidade do ar local.
Questionamento
No último mês de outubro, o vereador Roberto Carlos realizou um questionamento oficial à Usiminas em relação à localização das estações de monitoramento do ar instaladas em Ipatinga, com resultados exibidos nos painéis.
Na sequência, a empresa apresentou para órgãos convidados o processo de estudos e instalação do sistema de Ipatinga. Em atendimento a questionamentos da população e ONG’s da região, os vereadores deram continuidade ao assunto ao conhecer outras modelos referência adotados em São Paulo, com objetivo de melhorar a qualidade de vida ipatinguense.